Rodar com pneus em bom estado de conservação é uma questão de segurança
Pneu
“careca” representa perigo iminente ao motociclista, seja na hora de
acelerar, frear e contornar curvas. Em piso molhado, então, piora ainda
mais. Entre as diversas funções dos sulcos dos pneus está a drenagem da
água. Os sulcos pouco profundos não drenam a água corretamente e uma
simples frenagem pode causar uma queda em dia de chuva. Dessa forma,
pneus em boas condições são fundamentais para garantir a segurança do
motociclista. No último final de semana fui dar um “rolê” de moto com
alguns amigos – alias, diga-se de passagem, pilotos experientes – e este
assunto voltou à tona em função da estabilidade da moto em piso
molhado. Entre um suco de laranja e um pão de queijo uma pergunta ficou
no ar: “mas qual a hora de substituir o pneu da minha moto?”
O TWI é um ressalto de borracha disposto transversalmente entre os sulcos do pneu
Pensando
em facilitar a vida de todo e qualquer motociclista, as fábricas de
pneus dotaram seus produtos de uma maneira simples e eficaz de se
averiguar se está na hora de substituí-los. Trata-se do TWI, um dos
limites para o uso dos pneus de moto. A sigla vem do inglês Tread Wear
Indicator, que significa indicador de desgaste da banda de rodagem. Todo
pneu conta com o TWI, um filete de borracha – ressalto – disposto
transversalmente entre os sulcos em alguns pontos da banda de rodagem.
Quando esse filete ficar aparente, no mesmo nível da banda de rodagem
está na hora de trocar o pneu.
A disposição desses indicadores de
desgaste pode ser facilmente localizados nos flancos (lateral) dos
pneus, onde geralmente há a inscrição TWI ou ainda alguma indicação
como, por exemplo, uma seta ou o logotipo do fabricante. Nessa direção, o
motociclista vai encontrar o filete de borracha indicando a altura
mínima de uso do pneu.
O TWI pode ser localizado pela sigla na lateral do pneu, seta ou até o logotipo do fabricante
Mas
é bom lembrar ao motociclista que a troca do pneu só estará vinculada
ao TWI se o pneu estiver em boas condições. Bolhas, cortes ou desgastes
irregulares também podem condenar o pneu. Se houver algum desses
defeitos, mesmo que a banda de rodagem não tenha atingido a profundidade
mínima, o pneu deve ser substituído por outro novo, nas mesmas medidas
indicada pelo fabricante da motocicleta. E, não esqueça: para garantir
uma maior vida útil aos pneus da sua moto, verifique semanalmente a
calibragem. Além da falta de segurança, pneu careca é passível de multa.
(Por Aldo Tizzani).
Fonte: infomoto