

Estilo

Apesar de o motor menor e menos acessórios diferenciados, a “nova” Breakout conta com as características que fizeram dela um sucesso. Um garfo dianteiro alongado, guidão drag-bar, para-lamas mais curtos, roda de 21 polegadas na dianteira, e um enorme pneu de 240 mm de largura na roda traseira. Vale destacar o desenho das belas rodas de liga-leve com diversos raios, com inspiração nos Gasser, estilo de veículos das décadas de 1940 e 1950.

O chassi Softail busca “imitar” as
antigas motos rabo-duro, sem amortecedor na traseira, mas na verdade
estes estão instalados horizontalmente no quadro sob o motor. O simples
mostrador redondo que compõe o painel é fixado ao suporte do guidão e
completa o visual longo e baixo da Breakout.
O banco a apenas 66 cm do solo torna fácil a tarefa de montar na Breakout. Mas o guidão reto e as pedaleiras avançadas dificultam a vida dos pilotos de estatura média. Meço 1,71 m e para ter a Breakout sob controle era preciso curvar um pouco as costas e esticar braços e pernas para alcançar os comandos. A posição de pilotagem dá pistas de que a proposta da Breakout não é fazer longas viagens.
Afinal, foi lançada pela Harley como uma
moto com visual e “atitude” para as ruas. Seu porte e design chamam a
atenção na cidade, ainda mais na unidade testada com a pintura Hard
Candy Custom, com flocos brilhantes de metal, que acrescenta R$ 1.650 ao
preço da moto (totalizando R$ 60.350). Rodar com a Breakout é como
desfilar por aí com uma moto customizada, você torna-se o centro das
atenções.
O bom torque em baixas rotações do motor
V2, mesmo com sua capacidade reduzida em relação ao modelo CVO,
facilita rodar em marchas altas e rotações baixas. O câmbio tem seis
velocidades bem escalonadas para aproveitar essa força do motor, porém
não traz a sexta marcha over-drive, reforçando que não se trata de uma
“estradeira”.
A Breakout serve bem para um role
urbano, desde que não haja muito trânsito, pois sua largura é de quase
um metro – exatos 91,5 cm. Por outro lado, o largo guidão facilita
manejar a Breakout e as mudanças de direção não são tão difíceis como o
largo pneu traseiro faz supor. Já para contornar curvas, as pedaleiras
avançadas são o limite e elas raspam no chão com frequência, mesmo em
curvas mais abertas.
Conclusão
A Breakout é o tipo de moto para encarar uma viagem curta, naquela escapada rápida com os amigos no domingo de manhã. Divertida de pilotar, com motor de sobra para arrancadas emocionantes no semáforo e uma ciclística estável em rodovias de asfalto bom e sem muitas curvas. Mas nada prática para o uso diário e até mesmo para viajar. Afinal, o banco para a garupa é minúsculo e a posição de pilotagem não está entre as mais confortáveis das motos Harley-Davidson.
Mas tem qualidades que muitos buscam em
uma moto de final de semana: atitude e beleza. O design longo e baixo
levado ao extremo com o garfo alongado e um ângulo de cáster de 35°, com
roda grande na dianteira e um largo pneuzão na traseira, garante um
visual imponente que atrai olhares por onde passa. A Breakout é daquelas
motos que dá vontade de tirar da garagem e levar para os amigos verem e
admirarem.
FICHA TÉCNICA
Harley-Davidson Softail Breakout
Motor Twin Cam 96B, com dois cilindros em “V” e refrigeração a ar
Capacidade 1585 cm³
Diâmetro x curso 95,3 x 111,1 mm
Taxa de compressão 9,2:1
Câmbio Seis velocidades
Potência máxima Não declarada (ND)
Torque máximo 11,8 kgf.m a 2.750 rpm
Suspensão dianteira Garfo telescópico
Suspensão traseira Bichoque
Freio dianteiro Disco Simples
Freio traseiro Disco Simples
Pneu dianteiro 130/60-21
Pneu traseiro 240/40-18
Comprimento total 2.445 mm
Altura total 1040 mm
Largura 915 mm
Entre-eixos 1.710 mm
Altura do assento 660 mm
Altura mínima do solo 120 mm
Peso (em ordem de marcha) 330 kg
Tanque de combustível 18,9 l
Preço a partir de R$ 58.700
Fonte: Equipe MOTO.com.br