Carlos Bazela
As big trails não correm risco de
extinção. Embora a atual tendência das fabricantes de moto seja o
crossover – modelos com suspensão de longo curso e proposta on-road –,
quem busca uma companheira robusta para encarar terrenos inóspitos não
ficará órfão. Ao menos no que depender da Aprilia. Está chegando ao
mercado europeu a Caponord 1200 Rally, versão da bigtrail já fabricada
pela marca italiana com malas laterais rígidas, rodas raiadas e outros
equipamentos de série aptos para longas viagens, que não precisam ser
necessariamente pelo asfalto.
Visualmente, foram feitas algumas
mudanças bem sutis em relação à Caponord standard, mas suficientes para
deixar a moto com “look” mais aventureiro. Conferido pelos acessórios,
como as barras que protegem a carenagem e o anguloso tanque com
capacidade para 24 litros; e o spoiler abaixo do quadro, que guarda o
motor de danos mais severos ao topar com uma pedra ou algo do tipo. A
moto também recebeu um par de malas laterais rígidas com 33 litros de
capacidade cada uma, e dois faróis de neblina em LED. Além dos raios
entrelaçados que substituem a estrutura de liga-leve, a Rally recebeu
uma roda dianteira maior, de 19 polegadas.
No mais, a identidade visual da Aprilia
foi mantida no modelo aventureiro. Assim, a Caponord 1200 Rally traz o
característico conjunto óptico triplo. Este último, presente não só no
modelo standard, mas também na superesportiva RSV4, no maxi scooter SRV e
na naked Tuono. O lado esportivo da Aprilia também está presente no
escapamento, cuja regulagem de altura permite que a peça fique mais alta
quando as malas não estão instaladas. O resultado disso é um maior
ângulo de inclinação nas curvas, bem-vindo na hora de percorrer uma
estrada sinuosa.
Mais potência, mais cedo
O propulsor que move a Caponord Rally tem dois cilindros em “V” a 90º, refrigerado a líquido e com 1.197 cm³ de capacidade. A potência máxima é de 125 cv a 8.000 rpm – mais cedo do que na bigtrail standard – e todo o torque de 11,7 kgf.m está disponível nos 6.800 giros. De acordo com a Aprilia, o ajuste permite que o motor responda melhor e entregue potência de forma mais progressiva, mesmo nos regimes mais baixos. Afinal, ninguém quer ficar sem força na hora que o asfalto acaba.
No quesito ciclística, a Rally traz uma
versão revista do chassi treliçado em aço utilizado no modelo base.
Nele, foram feitas mudanças necessárias para que a moto recebesse a roda
dianteira de 19 polegadas e conservasse a estabilidade em alta
velocidade e a precisão nas curvas. Com isso, a moto ficou mais longa
(2.280 mm) e mais alta (1.475 mm). O assento continua a 840 mm do chão e
o peso seco é de 238 kg.
A frenagem fica por conta de dois discos
dianteiros flutuantes de 320 mm mordidos por pinças radiais Brembo de
quatro pistões. Na roda traseira, disco de 240 mm de diâmetro com uma
pinça de um pistão também da grife italiana Brembo. Há ainda o auxílio
do sistema ABS, que pode ser desligado.
Tecnologia de sobra
A Aprilia não economizou em eletrônica na Caponord 1200 Rally. Além do ABS de dois canais, a bigtrail oferece três modos de pilotagem e controle de tração com três níveis de ajuste. Assim como o ABS, o controle de tração também pode ser desligado. Para que o piloto fique descansado durante a viagem, também foi equipado um piloto automático, que mantém a moto em uma velocidade pré-programada pelo condutor, mesmo em descidas ou aclives sem que ele precise acelerar. O sistema desliga automaticamente ao toque do freio dianteiro ou da embreagem.
Há também o ADD (Aprilia Dynamic
Damping), que nada mais é do que uma suspensão semi-ativa, que ajusta os
parâmetros automaticamente de acordo com o piso pelo qual a moto está
passando. Outro gadget bastante útil da Caponord Rally são os quatro
modos de ajuste eletrônico da pré-carga da mola. O piloto pode optar
pela configuração certa para quando está sozinho, com as malas, com
garupa ou com ambos. A moto ainda traz um controle automático, que
calcula o peso do piloto, do combustível, da garupa – se houver – e das
malas para ajustar a pré-carga automaticamente.
Já disponível na Europa, por um preço na
faixa de 17.000 euros (cerca de R$ 56.000), nas cores areia, amarela e
verde militar, a Aprilia Caponord 1200 Rally chega para agradar os fãs
de bigtrails aventureiras e mostra que nem só de superesportivas vivem
as marcas italianas.
A Caponord 1200 Rally também conta com
outra novidade tecnológica: a Plataforma Multimídia Aprilia. Por meio de
um aplicativo grátis baixado no smartphone do piloto, a moto é capaz de
enviar informações via Bluetooth, como a velocidade média, distância
percorrida, ângulo de inclinação e as curvas de torque e potência. Além
de visualizar os dados da viagem, o app disponibiliza os manuais de
operação da moto.