A
Honda revelou dois conceitos que irá apresentar ao público no final
deste mês, durante os salões de Osaka e Tóquio. O primeiro é a
aventureira CRF 250 Rally. Equipada com os mesmos quadro e motor
monocilíndrico de 249,6 cm³ da CRF 250L, vendida também no Brasil, mas com o conjunto de carenagens e para-brisa da CRF 450 Rally, que participa de competições como o Rally Dakar, por exemplo.
Mesmo
a Honda não confirmando nada sobre o modelo, pelo menos por enquanto, o
suporte de placa e os piscas, mostram que ele está bem próxima de uma
versão de produção e pode chegar ao mercado antes do que se imagina.
Já
o segundo conceito é uma pequena naked chamada SFA, também equipada com
motor monocilíndrico. Embora tenha aspecto de baixa cilindrada – a
imprensa internacional especula que ela empregue um motor entre 200
e 300 cc – a moto chama a atenção por detalhes, como o design agressivo,
quadro em treliça, e conjunto de suspensões com monobraço traseiro e
garfo invertido na dianteira.
Os dois novos conceitos mostram que a
marca japonesa pode expandir sua participação no clube das motos de
pouca capacidade cúbica, mas de componentes refinados. A tendência
vem aumentado e as marcas estão investindo nesse nicho, como mostra a Kawasaki Z300, a Yamaha MT-125 e outras mais veteranas, como a KTM 200 Duke – que está chegando ao Brasil – e a própria Honda CRF 250L. (por Carlos Bazela)