Frear e ser visto pelos outros
veículos é de essencial importância para a segurança do motociclista.
Nesse sentido, a fabricante alemã BMW desenvolveu o sistema de luz de
freio dinâmico (dynamic brake light) como um componente da estratégia de
segurança em 360º, permitindo que os condutores de outros veículos
percebam com facilidade quando a moto que está na sua frente esteja
freando.
A função adicional da luz de freio
atua com dois níveis de intermitência na lanterna, indicando com mais
precisão para uma frenagem intensa, evitando uma possível colisão, ou
mesmo quando está realizando uma manobra de emergência, para desviar de
algum obstáculo, por exemplo.
O estágio um é ativado quando a
motocicleta desacelara rapidamente de velocidades acima de 50 km/h,
fazendo com que a luz de freio emita uma frequência de 5 Hz. Quando a
moto se aproxima dos 14 km/h a luz muda para o segundo estágio e
permanece assim até a velocidade aumente para mais de 20 km/h.
A BMW anuncia que o sistema de luz de
freio dinâmico vai estar disponível para alguns modelos da linha 2016,
como um item opcional no pacote de freios ABS Pro, juntamente com o
opcional de modos de pilotagem Ride Modes Pro. A tecnologia vai estar
disponível para as motos R 1200 GS, R 1200 GS Adventure and S 1000 XR.
The K 1600 GT, GTL e GTL Exclusive, que chegam como linha 2016 aos
concessionários da marca na Europa a partir de agosto.