Foto divulgada hoje mostra conjunto óptico de dois faróis e visual mais aventureiro que a Crosstourer |
Depois de apresentar o conceito True Adventure no
Salão de Motos de Milão no ano passado, a Honda confirma a volta de um
dos nomes mais celebrados e representativos do motociclismo – a Africa
Twin. Em comunicado enviado hoje (12 de maio) à imprensa do mundo todo, a
fábrica japonesa divulgou duas fotos do modelo, que irá se chamar CRF
1000L Africa Twin, e deverá chegar às concessionárias da Europa no final
deste ano.
O conceito True Adventure havia dado uma forte
indicação da direção e intenções do desenvolvimento da nova bigtrail,
que apresenta um visual mais aventureiro que a atual VFR 1200X
Crosstourer e deverá ter também mais aptidões off-road.
Imagem lateral confirma que a CRF 1000L não deverá ter motor em “V'', mas sim um bicilíndrico (twin) paralelo
Por
outro lado, a Africa Twin vai estar equipada com a opção da nova
evolução da tecnologia DCT (Dual Clutch Transmission – Transmissão de
Dupla Embreagem) da Honda assim como a Crosstourer. Porém, a marca
adverte que esta mais recente evolução do DCT foi desenvolvida e
programada especificamente para oferecer a capacidade de
fora-de-estrada, característica da Africa Twin.
Conceito True Adventure, mostrado em Milão no ano passado, foi a base para a renascida Africa Twin (foto: Arthur Caldeira)
Embora
não tenha revelado as informações sobre a motorização e a ciclística,
pode-se deduzir que o modelo não terá um motor em “V'' como revela sua
nomenclatura “CRF'', usada nas motos off-road profissionais da Honda. O
que confirma sua vocação para o fora-de-estrada. A marca da asa promete
que a nova CRF1000L Africa Twin vai redefinir as expectativas das
capacidades que uma moto de aventura de grande cilindrada deve ter,
tanto na estrada, como fora dela e abre um capítulo completamente novo
na ilustre história da Honda no campo das motos “dual-purpose'' feitas
para a aventura de verdade.
Um pouco de história
A
XRV650 Africa Twin original – lançada em 1988, após a 3ª das 4 vitórias
consecutivas da Honda no rally Paris-Dakar – representou a perfeição no
conceito de moto de aventura. A sua capacidade de rodas em qualquer
tipo de terreno, a durabilidade robusta, a condução fácil e o excelente
conforto para pilotar durante todo o dia fizeram dela um sucesso de
vendas entre os moto-aventureiros. O modelo ajudou a definir um segmento
que, agora, cresceu e se tornou mundialmente um dos mais populares. A
nova Africa Twin permanece fiel a todos os atributos e capacidades da
XRV650 e da sua sucessora, a XRV750, mas, de acordo com a marca, com os
benefícios de tudo o que a Honda aprendeu durante a última década em
termos de motos de estrada e de fora-de-estrada, incluindo o regresso da
equipa HRC ao Dakar em 2013. (por Arthur Caldeira / fotos: Divulgação/Honda)
Fonte: infomoto