Moto com criança sem capacete em Juazeiro do Norte (CE) (Foto: José Cássio da Cunha Lopes/VC no G1) |
DPVAT contabilizou crianças de 0 a 10 anos; 8.103 ficaram inválidas.
Proibidos de irem na garupa, menores de 7 anos representam 60%.
O número de crianças de 0 a 10 anos mortas em acidentes de motos ao serem levadas na garupa chegou a 439 casos em 7 anos, aponta a Seguradora Líder, responsável pelo seguro DPVAT.
De acordo com o levantamento, feito de setembro de 2008 a agosto de 2015, um total de 8.103 crianças dessa faixa etária ficaram inválidas por este tipo de acidente.
No Brasil, é proibido levar na garupa crianças menores de 7 anos e, mesmo assim, o relatório aponta que 60% das indenizações pagas nesses casos, um total de 8.542 no período, foram esta faixa etária.
A infração é gravíssima, passível de multa e da suspensão do direito de conduzir. Dados de setembro de 2014 a agosto de 2015 mostram 40 mortes para crianças de 0 a 10 anos transportadas na garupa, mas, segundo a entidade, o número deverá crescer, já que existem solicitações de indenizações pendentes.
O período que registrou mais mortes do tipo foi de setembro de 2012 a agosto de 2013, com 84 ocorrências.
Mortes de crianças na garupa
Nos últimos 7 anos
*Dados do último ano ainda podem ser atualizados
"Sabemos que em todo país, principalmente no interior, é comum ver
famílias inteiras sendo transportadas em motos, até o cachorro, atitude
que coloca em risco a vida das crianças, em primeiro lugar, pois são,
naturalmente, mais frágeis", explica Ricardo Xavier, diretor-presidente
da Seguradora Líder-DPVAT.
Em caso recente, uma
mulher levava, em Sangão, Santa Catarina, 4 filhos, 3 deles com menos
de 7 anos, na garupa e sofreu um acidente, que resultou na morte de uma
menina de 7 anos.
"Quem vai na garupa precisa se proteger tanto quanto o condutor da moto" afirma Roberto Agresti, motociclista e colunista do G1 no blog Dicas de Motos.
"A moto é um veículo exigente do ponto de vista físico", completa Agresti.
Nordeste concentra maioria dos casos
A região Nordeste é a que possui mais ocorrências, de mortes e invalidez, envolvendo crianças transportadas em motocicletas, representando 51% do total, mesmo com a sua frota de motos correspondendo a 27% da frota nacional.
Em segundo lugar, fica a região Norte, com 22% das indenizações, para
uma frota de 9% nacional. As duas regiões juntas, representam 36% da
frota nacional de motocicletas porém foram responsáveis por 73% das
indenizações.
A divulgalção dos dados faz parte de ações de conscientização da
Seguradora Líder-DPVAT para a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de
setembro.
Fonte: g1.globo.com