Mc carcarás do ingá

Mc carcarás do ingá
itacoatiaras de ingá - PB

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Valentino Rossi encontra 'robô-motoqueiro' Motobot da Yamaha

Piloto italiano foi desafiado para disputar com robô no futuro.
Objetivo da marca é fazer moto rodar a mais de 200 km/h com tecnologia.

Valentino Rossi foi desafiado a andar na pista com o Motobot (Foto: Reprodução / Youtube)

 

Valentino Rossi, piloto 9 vezes compeão mundial de motovelocidade, participou de um enocntro como o Motobot, o "robo-motoqueiro" que está sendo desenvolvido pela Yamaha. No 2º episódio da série que divulga o produto da montadora japonesa, o italiano foi a pista ver de perto como funciona a tecnologia.

 

Revelado no Salão de Tóquio do ano passado, o Motobot é uma tentativa de levar dispositivos autônomos a controlar motocicletas. De acordo com a empresa, em 2017 o robô poderá rodar a velocidades acima de 200 km/h em circuito.
Valentino Rossi mostrou seu lado ator em vídeo promocional da Yamaha (Foto: Reprodução / Youtube)





O objetivo da empresa é utilizar esta tecnologia em sistemas de segurança para motos no futuro. No vídeo promocional da Yamaha, marca que Rossi defende no Mundial de MotoGP, o piloto se diz supreso em ver o Motobot em ação andando em uma esportiva YZF-R1.

"Quando eu vi o vídeo, não podia acreditar. Eu ainda não acredito", falou Rossi. O italiano mostrou  até o seu lado ator no vídeo, em conversa com engenheiro da Yamaha.

Rossi também foi desafiado a competir com o Motobot e aceitou, deixando sua assinatura no robô. Agora, é esperar o desenvolvimento da tecnologia para que os dois possam andar juntos na pista no futuro.

Segundo a marca, o desafio ao Rossi tem data: em 2017 acontecerá este encontro. "(Fazer o mesmo tempo que o Rossi) É uma meta muito difícil, mas realmente temos que ter um objetivo bem ousado", disse Uchiayama.
Valentino Rossi foi desafiado a andar na pista com o Motobot (Foto: Reprodução / Youtube)





A Yamaha pensa nesta tecnologia não só para motos. Ela é vista como mais um produto da marca. "Esta moto não é modificada (em relação a uma normal, então acreditamos que essa tecnologia do robô pode ser aplicada em outras motos, até em carros ou outros veículos", argumentou o engenheiro.

Testes na Califórnia
De acordo com a empresa, em 2014, a moto-robô começou a ser testada, em um circuito fechado na Califórnia, sem rodar em vias públicas.
 
Yamaha Motobot (Foto: Divulgação)



O Motobot lembra até um personagem do filme "Transformers" e foi mostrado como uma fusão das tecnologias de moto e robótica da empresa japonesa, reconhecida como uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo.

Segundo a Yamaha, é necessário ampla gama de sistemas funcionando em perfeição para que a moto posso ser pilotada pelo robô. A meta é utiliza esta tecnologia para criar sistemas de segurança para os motociclistas.
 
Yamaha Motobot em uma YZF-R1 (Foto: Divulgação)



















Fonte: g1.globo.com




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário