Encontros, concursos e até mesmo corridas são sinais da cena custom |
A “mania” de customizar motos não é nova. Há indícios de que os motociclistas já mexiam em suas motos na década de 1920, ou seja, logo depois de os veículos motorizados de duas rodas começarem a se popularizar em todo o mundo. Da mesma forma que outras tendências, a customização ou personalização de motos vai e volta, mas atualmente está mais em voga do que nunca.
Na Europa, Estados Unidos e até mesmo no
Brasil, diversas oficinas estão transformando as motos fabricadas em
série em verdadeiras obras-de-arte, belas e exclusivas. Essa onda de
customização que se espalha por todo o planeta “contaminou” – no bom
sentido, é claro – até mesmo os fabricantes, que lançam motos que podem
ser facilmente customizadas, caso da BMW R nineT, da Ducati Scrambler ou
ainda da recém-lançada linha Bonneville da Triumph.
As inspirações para os projetos têm
diversas origens, mas sempre bebendo na mesma fonte do vintage, do
clássico do antigo. Nessa lista dos estilos mais “populares”, vale
lembrar que customização é imaginação, portanto não se trata de uma
regra fixa, ou de uma receita fechada para cada tipo de moto
customizada. A ideia é mostrar as principais vertentes e contar um pouco
de suas origens. Conheça:
Cafe Racers - Criadas na Inglaterra dos anos de 1950 e 60 |
1 - Cafe Racer – As
motos usadas pelos jovens ingleses nas décadas de 1950 e 60 tinham como
característica a redução do peso para disputar “rachas” nos arredores de
Londres. Além de retirar diversas peças, as Café Racers tinham guidão
curvado para baixo, pedaleira recuada e banco solo com uma pequena
carenagem no lugar que era reservado à garupa. O nome veio do hábito dos
motociclistas daquela época de se encontrar nos cafés dos anéis viários
de Londres.
Bobber |
2 - Bobber - Outro
antigo estilo de customização que nasceu nos Estados Unidos pós-Segunda
Guerra Mundial. Contam que os soldados que retornavam das batalhas na
Europa, queriam motos leves e mais ágeis do que as Harley e Indian
disponíveis na “Terra do Tio Sam” e “arrancavam” as carenagens e peças
supérfluas. Além disso, adotavam rodas do mesmo diâmetro na dianteira e
na traseira para melhorar a ciclística. Reza a lenda que o termo tem
origem nas corridas de cavalos, onde os treinadores “encurtam” (to bob)
os rabos dos cavalos.
Scrambler |
3 - Scrambler - Outro
estilo que tem atraído muitos adeptos atualmente são as scramblers. O
estilo scrambler, cuja tradução remete a mistura ou mexida, data de 1949
quando foi lançada a Triumph TR5 Trophy, baseada na Speed Twin dos anos
1930. Além do motor bicilíndrico, a moto tinha inédita ciclística
off-road: trazia pneus com cravos, posição de guiar e banco mais altos,
guidão elevado, além de suspensão de maior curso e os icônicos
escapamentos “correndo” pela lateral. A Trophy foi um divisor de águas
por oferecer para o público o que até então era feito somente em
garagens. Hoje em dia, os customizadores fazem o caminho inverso:
transformam nakeds fabricadas em série em exclusivas e estilosas
scramblers.
Chopper |
4 - Chopper - Para ser
classificada como uma chopper, uma moto precisa ter sofrido uma mudança
fundamental: o garfo dianteiro deve ter sido alongado e o ângulo de
cáster aumentado. O melhor exemplo de chopper é a “Capitão América”,
pilotada por Peter Fonda no filme “Easy Rider”. Aliás, foi nessa época –
os loucos anos 1960 - que elas surgiram com cores psicodélicas e seus
guidões altos. Tom Fugle do El Forastero, um dos primeiros motoclubes
norte-americanos, é considerado um dos pioneiros no estilo chopper.
Trackers - Inspiradas nas motos que correm em circuitos ovais de terra |
5 - Tracker - Em
paralelo com as Scramblers, havia as Trackers, normalmente Harley,
Indian e Triumph usadas nos circuitos ovais de terra batida. Este
“esporte” e vertente ainda tem seus adeptos, que investem altas somas
para tornar as Harley competitivas nas pistas de terra; com pneus
biscoito, guidões relaxados e outros detalhes como suspensão traseira a
gás. Com a recente onda custom retro, até a esportiva Ducati lançou uma
versão tracker de seu modelo Scrambler. Também há as board trackers, que
corriam em pistas de madeira, e mais recentemente, surgiram as street
trackers, feitas para acelerar no asfalto.
Rat Bike |
6 – Rat Bike - Estilo
mais raro de ser ver, o Rat Style funciona como nos carros “ratos”:
veículos antigos, com tanques e peças enferrujados que dão um visual
largado, junto de mecânicas reluzentes e poderosas, ornando com toques
de cromados e detalhes minimalistas. Motos em estado putrefato, ruins
para restaurar, costumam render bons exemplares para montar uma
“ratona”. A moto pilotada pelo personagem Daryl Dixon, na série de TV
“The Walking Dead”, é um bom exemplo de uma rat bike.
Estilo Brat |
7 – Brat Style - O
estilo criado por uma singular customizadora japonesa tem dado o que
falar. No Japão, motos acessíveis como a Yamaha XS 650 ou Harley
Sportster são largamente usadas para tais transformações, as quais
incluem assentos baixos e retilíneos, além de lanternas pequenas e
charmosas junto de para-lamas bem curtos. Bastante limpo e urbano, o
estilo é reinventado mundo afora em diversas motos, com ou sem
alterações nos chassis. Muitas das customizações atuais têm influência
da escola “brat”: usam guidões retos vindos das trackers, suspensões
rebaixadas e pintura escura e livre de cromados – no máximo partes
mecânicas polidas.
Streetfighter |
8 – Streetfighters - Essa
vertente da customização surgiu em meados dos anos 1990 na Europa:
trata-se basicamente de “depenar” motos esportivas japonesas para
aproveitar a cavalaria de seu motor, mas com uma ergonomia mais
amigável, como nas nakeds. Outro exemplo que surgiu nas garagens e
ganhou a linha de montagem das fábricas, caso da Triumph Speed Triple
que era a Daytona 955i sem carenagem.
Bagge |
9 - Baggers - O termo
“bagger” pode ser explicado como uma moto Harley-Davidson com
saddlebags, as malas laterais em geral rígidas. Originárias dos Estados
Unidos, as baggers também ganham pinturas chamativas, rodas maiores
(algumas até aro 19 ou 21 na dianteira) em geral cromadas e reluzentes. O
estilo faz tanto sucesso por lá que a americana Victory até criou uma
bagger de fábrica, a Magnum.
Art Bike |
10 – Art bikes - Mais
raras e exclusivas, as “Art bikes”, ou “motos arte” são o resultado da
visão singular de alguns customizadores inspirados. Essas motos são mais
um exercício de escultura cinética do que um meio de transporte. Bons
exemplos no cenário internacional são as motos do americano Maxwell
Hazan ou do japonês Shinya Kimura, radicado nos Estados Unidos. São
verdadeiras obras de arte, lindas de se olhar, mas sem a preocupação com
o conforto e nem com a maneabilidade.
Texto: Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Fonte: Agência Infomoto