Posicionamento na moto
A moto é conduzida pelo posicionamento do nosso corpo. Manter um
posicionamento correto, além de aumentar sua segurança e a eficiência
nas mudanças de direção, torna a pilotagem mais confortável. Os pés
devem ficar em linha reta e paralelos, com as pontas sobre as
pedaleiras. Desloque-os para frente quando for necessário acionar o
câmbio ou freio traseiro e retorne à posição original. Nunca pilote com
as pontas dos pés abaixo da linha das pedaleiras, porque ficam expostas a
obstáculos. Pressione os joelhos contra o tanque e mantenha a coluna
ereta para evitar dores nas costas. Os braços devem estar relaxados e os
cotovelos, próximos ao corpo.
Garupa
Quando der carona, pilote com mais suavidade para deixar o passageiro
confortável. Explique que ele deve acompanhar a inclinação para o lado
da curva e sempre segurar nas alças ou cintura do piloto.
Bagagem
Se precisar transportar objetos prefira baús ou mochilas. Caso não seja
possível, evite exagerar no tamanho e no peso porque prejudicam a
dirigibilidade. Uma fixação mal feita pode se soltar, enroscar na moto
ou mesmo distraí-lo, causando uma queda.
Faixa
A moto não seria uma solução para o trânsito se perdesse a capacidade
de evitar congestionamentos. Mas é preciso cuidado para trafegar entre
os outros veículos, que têm pontos cegos e motoristas nem sempre
atentos. Trafegue no meio da faixa de rolagem e recorra a ultrapassagens
entre os carros apenas quando se formarem congestionamentos. Ainda
assim, o faça em baixa velocidade e sinalize sua passagem com o farol
sempre aceso e a buzina.
Cruzamentos e conversões
São as situações de maior risco para o motociclista. Sempre reduza a
velocidade e olhe para os dois lados, mesmo que tenha a preferência na
passagem, já que você está mais vulnerável que os motoristas. Ir devagar
também ajuda a desviar e evitar imprevistos como pedestres desatentos,
motoristas que não respeitem o sinal vermelho e problemas na pista
(sujeira, buracos e ondulações).
Pilotagem defensiva
O grande segredo da pilotagem defensiva é ser visto. A moto é menor e
muda de direção mais rápido que o carro, por isso nem sempre o motorista
está nos vendo. Manter o farol (e não a lanterna) aceso de dia ou de
noite é a primeira e mais importante precaução que podemos tomar. Outro
cuidado é jamais ultrapassar pela direita: se muitos motoristas já se
esquecem de usar o espelho retrovisor esquerdo, imagine a probabilidade
de nos notarem pela direita... Acione a buzina com um leve toque se
achar necessário e veja se ele te olha pelo espelho retrovisor antes de
ultrapassar. Afaste-se de motoristas ao celular ou que estejam olhando
para telas dentro do carro, como a de GPS.
Frenagem
Em piso seco e pavimento como asfalto e concreto, use o freio dianteiro
sem medo. Aplique primeiro o de trás e logo em seguida o da frente, o
que evita o mergulho da dianteira da moto. O freio dianteiro é mais
forte e essencial para reduzir a distância até a parada. Acostume-se a
usar dois dedos para acionar a alavanca (indicador e médio), o que evita
o risco de, com um susto, se apertar a alavanca com todos os dedos e
força excessiva, causando o travamento da roda. É recomendável aplicar
70% da força nele e os outros 30% no traseiro. Em piso de chão, reduza a
carga na dianteira e transfira para a traseira, evitando assim o
travamento da roda de direção por falta de aderência do pneu com o solo.
É importante lembrar que a aderência é reduzida nas curvas. Para esse
tipo de frenagem prefira colocar a motocicleta em pé o mais rápido
possível e então execute a frenagem de emergência. Evite esse tipo de
situação sempre reduzindo a velocidade antes da curva e só acelerando
novamente quando é possível ver o que há depois.
Aderência
As vias brasileiras têm algumas armadilhas que vão além dos buracos e
ondulações. Muitas vezes, mesmo que pareçam bem conservadas, podem
esconder riscos para o motociclista. A chamada sinalização horizontal,
pintada ou instalada no asfalto, costuma ser uma área de baixa aderência
especialmente perigosa quando molhada ou suja. Evite frear sobre as
faixas de delimitação de pistas, lombadas pintadas e tachões. Quando a
pista está úmida, evite passar sobre áreas pintadas inclusive nas curvas
e mudanças de direção.
Lembre-se que pneu novo sempre vem com uma camada de cera, que é usada
na fabricação para que a borracha se solte da fôrma. Quando comprar uma
moto nova ou trocar de pneu lembre-se que a aderência estará reduzida
nos primeiros quilômetros.
Obras
Perto de obras reduza a velocidade porque muitas vezes estão mal
sinalizadas, o piso sujo e há chapas metálicas cobrindo buracos, que
também ficam escorregadias quando molhadas. Outro problema frequente são
as pistas que passam por mudanças provisórias de traçado, fazendo com
que novas faixas sejam pintadas e as antigas cobertas por tinta preta.
Nesse caso é preciso ainda mais atenção com piso molhado, porque há
trechos pintados difíceis de serem diferenciados do resto do asfalto.
Fonte:http://www.revistaduasrodas.com.br