Mais conhecida apenas por “R1″, a versão 2012 da 1000cc Super Esportiva
da Yamaha traz como novidade apenas os novos grafismos e cores. No mais,
continua igual ao modelo do ano anterior. Não que precise de melhorias!
A R1 continua sendo referência no seleto grupo das Motos mais velozes do planeta. A R1 tem um motor de exatas 998cc, divididos em 4 cilindros em linha com refrigeração liquida e alimentação por Injeção Eletrônica.
Até aqui, nada de novo, pois esta é a receita de quase todas as motos
desta categoria. Mas existe uma grande diferença entre este motor e os
demais: O virabrequim.
O virabrequim Crossplane é desenhado de modo que
faça os pistões se movimentar de forma diferente dentro do motor. As
ignições são feitas em anglos irregulares, de 90-270-90-270 graus,
diferente do tradicional 90-180-270-360. Desta forma, o comportamento do
motor fica muito parecido com o de um motor V4. De fato, este
virabrequim é como um motor V8 cortado ao meio. Esta configuração
resultou em uma entrega de torque mais linear, deixando a Moto
mais fácil de controlar e com mais força em baixa e média rotação, ao
mesmo tempo entregando mais potência quando ela é mais exigida: Em alta.
Muita gente critica este virabrequim por conta do som diferente do
motor. É muito mais parecido com um som de uma moto bicilíndrica do que
com o ronco constante dos 4-cilindros tradicionais. Mas sem dúvida a
Yamaha sabe o que faz, já que a moto é recheada de tecnologia
desenvolvida no MotoGP com a sua M1.
No Brasil a moto é importada oficialmente pela Yamaha, e já pode ser
encontrada em toda a rede de concessionários. O preço sugerido é de R$
57.000,00, e as cores de 2012 são a tradicional Preta, a Azul-e-branco, e
a Vermelha-e-preta com grafismos, que na minha opinião, é a mais legal.
fonte: motosblog