Modelo aventureiro compacto da fabricante japonesa é derivado da linha Ninja 300 e Z300 e aposta no público jovem
Uma das missões das fábricas de motocicletas é atrair clientes mais jovens para o mundo em duas rodas
e nesta concorrida disputa com o mundo digital, as marcas apostam em
produtos mais acessíveis, fáceis de pilotar e ligados a vida outdoor.
Nesse sentido, a Kawasaki aposta na trail compacta Versys-X 300, que
chamou a atenção de todos na última edição do Salão de Motos de Milão
(Itália). Com porte imponente, a moto vem equipada com mesmo motor de
dois cilindros paralelos da esportiva Ninja 300 e a naked Z300, e rodas raiadas, a mini aventureira da Kawasaki convida a viajar. A boa notícia é que o modelo deve chegar ao Brasil em breve.
Para atrair o jovem motociclista a Versys-X de 300cc
aposta em um design moderno, com linhas facetadas e um bom acabamento. A
posição de pilotagem é praticamente a mesma das trails, com tronco
ereto, joelhos flexionados e braços relaxados. Por falar em guidão, ele é
largo e facilita manobrar em ambientes urbanos.
Quem gosta do ambiente outdoor contará com o para-brisa alto para proteger do vento.
O assento em dois níveis tem 800 mm de altura em relação ao solo. Para
transportar as bagagens é possível usar esticador e ou instalar um baú, o
bagageiro está pronto para isso. Seu tanque de combustível tem
capacidade para 17 litros e, o fabricante declara que o consumo é de
24,4 km/litro. Em teoria, sua autonomia supera os 400 km.
O painel de instrumentos
tem como destaque o enorme conta giros – com faixa vermelha nos 12.000
rpm. O velocímetro e outras informações estão no mostrador digital. Lá o
piloto pode saber a quilometragem total, duas opções de quilometragem
parcial (Trip A e Trip B) e autonomia residual.
O coração do modelo já é um velho conhecido do motociclista brasileiro: motor de dois cilindros paralelos e 296cc de capacidade cúbica. O propulsor de Versys-X 300
ganhou várias melhorias que resultaram em mais força em baixos e médios
regimes de rotação. Mas, oferece os mesmos 39 cv de potência máxima de
suas primas-irmãs.
A mini aventureira japonesa
foi montada sobre um chassi fabricado em aço, no qual o motor faz parte
da estrutura. A suspensão dianteira traz garfo tradicional e tubos de
41 mm de curso. Já a traseira tem um monoamortecedor a gás, fixado por
links. O sistema de freios usa disco simples em ambas as rodas: 290mm
(D) e 220mm (T) com auxílio do ABS. A Versys-X 300 usa pneus de uso
misto nas medidas 100/90-19 (D) e 130/80-17 (T).
Para saber se a Kawasaki
acertou em sua aposta resta esperar a chegada do modelo ao Brasil. Tudo
dependerá do seu preço e a estratégia comercial para mostrar aos jovens
que rodar de Versys 300 no mundo real é mais legal do que viajar no
mundo virtual.
Fotos: Kawasaki/Divulgação
Fonte: www.moto.com.br