Apresentada ao mundo no final do ano passado, a Ducati Monster 797 agora
é uma realidade e já passa a ser comercializada em diversos países. O
modelo propõe uma verdadeira volta no tempo até a década de 1990, quando
a marca italiana apresentou um conceito inovador de moto naked, com
design agressivo e moderno, aliado a um motor de dois cilindros
arrefecido a ar – e ele, em formato L-Twin, continua lá. “Tudo no Monster 797 nos leva de volta à icônica moto da década de 1990″, garante a Ducati em sua divulgação oficial.
A 797 chega para ser a moto de entrada ao universo Ducati, reassumindo o
posto que deixou em 2014, quando a marca interrompeu sua produção (na
época, Monster 796) para comercializar a Monster 821. Com o lançamento, a
marca espera fazer a ‘pequena’ moto reviver seus anos de glória do
ícone Monster,
com elevados números de venda dos anos 1990 e início dos 2000. Aliás,
citando o varejo, a moto deve vir com preços abaixo da linha Scrambler
(hoje a mais acessível da marca) no mercado global, com o intuito de
fazer da 797 a moto mais vendida da empresa italiana.
Volta às origens
Vamos nos divertir? A 797 é a encarnação de todos os valores do Monster e representa um caminho para o mundo da Ducati. É isto
o que propõe e garante a Ducati em sua nota oficial sobre o novo modelo
enfatizando o resgate histórico sob responsabilidade do lançamento, mas
sem abrir mão da tecnologia. Para tal, a Ducati aposta em seu motor de
803 cc resfriado a ar (o mesmo da Scrambler 800), que gera 76 cv de
potência máxima a 8.250 rpm, e 7,02 kgf.m de torque, a 5.750 rpm, e no
design traz elementos inconfundíveis da família Monster, como chassi em
treliça exposto e farol redondo.
O câmbio é de seis velocidades com embreagem deslizante e a
alimentação ‘do monstro’ se dá por sistema de injeção eletrônica, com
borboleta de 50 mm. A suspensão dianteira é Kayaba do tipo invertida,
enquanto a traseira é monoshock e ajustável – com braço duplo, e não
apenas de um lado, como era na antiga 796 e acontece na 821. O sistema
de freios tem na dianteira dois discos Brembo de 320 mm e quatro
pistões, enquanto que na traseira há um disco de 245 mm e pistão
simples, tudo funcionando junto com ABS Bosch. Com rake de 24º, trail de
90 mm, 16,5 litros no tanque e 805 mm de altura do solo, a Monster
797 marca 175 kg a seco na balança.
O painel de instrumentos é em LED, fornecendo informações sobre
velocidade, rotação do motor, consumo, temperatura do óleo motor e
relógio, além de dados sobre média parcial de velocidade e consumo. A
eletrônica da moto é simples, sem modos de pilotagem ou ajustes sobre
controle de tração. Realmente um retorno às origens da marca, que exige
alta sensibilidade aos seus pilotos.
O conjunto promete leveza e diversão, mesmo para motociclistas menos
experientes. A Ducati afirma que 80% do torque da motocicleta está
disponível já em 3500 rpm, o que dá uma dose a mais de curtição ao
modelo e o encaixa ainda mais na proposta de tornar a nova Ducati
Monster 797 uma moto de entrada, leve e boa de se pilotar. Mundo afora, o
modelo está sendo vendido nas cores Star White Silk (branco com quadro e
rodas vermelhas), o clássico Ducati Red (com quadro e rodas pretas) e
Dark Stealth (totalmente na cor preta).
Ducati Monster 797 no Brasil e preço no exterior
Como dito lá no início, a Ducati Monster 797 está sendo
comercializada em diversos países, devendo chegar a muitos outros em
breve. Nos Estados Unidos, ela já está disponível nas lojas e custa
aproximadamente U$9,295 (cerca de R$ 29.100,00). Na lista de países que
devem receber o modelo logo nos próximos meses está a Índia, onde o
preço especulado gira em torno de 6,50,000 rúpias (algo na casa de R$
31.000,00). Sondando possibilidades, é possível afirmar que talvez a
Ducati aproveite o Salão Duas Rodas 2017 (que acontecerá em novembro)
para mostrar a Monster 797 ao Brasil – e também use a ocasião para
sugerir seu preço – e comece a vender o modelo por aqui em 2018.
Por 28/03/2017
Fonte: www.motonline.com.br