Adaptações do modelo 2017 ao Promot 4 renderam melhoria de torque; preços sobem cerca de 10%
Assim como ocorreu na Europa no início do ano, a virada de linha das
Honda CB 650F e CBR 650F não reserva grandes surpresas – até porque o
modelo tem apenas dois anos de mercado. Visualmente entram novas cores, a
primeira um novo tricolor HRC que lembra a combinação já usada na CB
1000R Barracuda, com tanque vermelho metálico escuro e branco numa faixa
central e nas laterais (onde são aplicadas as faixas azuis). A
alternativa é o preto no tanque e o vermelho metálico como segunda cor.
Ambas as combinações foram criadas para o mercado brasileiro e deixaram a
CB mais “classuda”.
A base mecânica é a mesma de 4 cilindros em linha que entregam até 87
cv a 11.000 rpm e 6,4 kgf.m a 8.000 rpm. Segunda a Honda, as mudanças
para adaptação ao Promot 4 (catalisador de maior densidade e filtro de
carvão para gases evaporados do tanque) motivaram um remapeamento de
injeção eletrônica e o resultado foi uma curva de torque mais plana, ou
seja, as acelerações estão mais rápidas.
Para a linha 2017 CB 650F e CBR 650F deixam de ser oferecidas em
versões standard sem ABS. Antes a CB custava de R$ 31.200 a R$ 33.600
(ABS), reajustados para R$ 37 mil na versão única, o que a posiciona
muito perto de modelos tecnicamente superiores como Triumph Street
Triple R (R$ 36.500), Suzuki GSR 750 (R$ 36.900 com ABS), Yamaha MT-09
(R$ 38 mil), Kawasaki Z800 (R$ 39 mil com ABS) e BMW F800R (R$ 42.900). O
valor da CBR 650R foi reajustado em proporção parecida, passando de R$
33 mil e R$ 35.400 (ABS) para R$ 38.800. Consultados sobre o
posicionamento de preço, representantes da marca disseram que o reajuste
foi inevitável por causa da elevação do câmbio em relação ao ano
passado e afirmaram acreditar que o mesmo será feito pelas concorrentes
para a linha 2017. Naked e sport-touring também foram incluídas na nova
política da Honda de oferecer três anos de garantia a toda a linha, além
de assistência 24 horas com guincho nos países do Mercosul (apenas para
modelos de alta cilindrada).
Fonte: www.revistaduasrodas.com.br