A preocupação com a manutenção de nossas motos normalmente passa pelos
pneus, freios e asseio, mas tem um item de grande importância que
normalmente nos esquecemos: trata-se da vela de ignição,
que se estiver desgastada pode atrapalhar a viagem de férias. Más
condições desse componente causam problemas no propulsor e dificuldade
de partida.
Portanto, antes das próximas férias, dê uma atenção especial com a
manutenção da sua moto. Quem pensa em pegar a estrada deve ficar atento
ao desgaste da vela de ignição, já que o componente está relacionado
diretamente ao desempenho do motor. A dica é da NGK, empresa
especialista em sistema de ignição. “Velas com desgaste excessivo ou
funcionamento irregular podem causar falhas no motor, dificuldades na
partida, aumento do consumo de combustível e dos níveis de emissões
poluentes”, explica o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori.
De acordo com o especialista, o funcionamento irregular da vela de
ignição nem sempre é percebido pelo piloto, o que torna as revisões
periódicas muito importantes. “Por conta da evolução tecnológica, os
motores estão condicionados a trabalhar em situações adversas e,
principalmente, quando há início de falha. Quando o problema começa a
ser percebido, é sinal de que ele já está ocorrendo há algum tempo”,
complementa Hiromori.
Outra vantagem da inspeção da vela de ignição é que, por uma simples
inspeção visual do componente, diversos outros problemas no motor do
veículo podem ser identificados. Caso da infiltração de óleo e de fluido
de arrefecimento na câmara de combustão, ou do uso de combustível de má
qualidade. “A aparência da vela diz muito sobre o estado do motor. Por isso, ela deve ser priorizada em qualquer revisão”.
A
manutenção deste componente também gera economia. Velas com desgaste
excessivo podem reduzir a vida útil de cabos, bobinas, transformadores,
bateria, tampa do distribuidor, rotor e catalisadores. Pesquisas do
setor afirmam que o valor do reparo corretivo geralmente é 30% mais caro
que o da revisão preventiva.
Por trabalhar em condições muito
severas, como altas temperaturas e pressão, as velas de ignição sofrem
um desgaste natural. A NGK recomenda a inspeção da peça a cada 10.000
quilômetros, ou anualmente, o que ocorrer primeiro. Cada veículo, porém,
possui uma tabela com o plano de troca especificado pela montadora que
pode ser encontrado no manual de manutenção e garantia.
A manutenção preventiva das velas evita também problemas nas bobinas de
ignição. Com vida útil entre 100.000 e 120.000 quilômetros, esse
componente tende a apresentar problemas quando há excesso de desgaste
nas velas. “A vida útil das bobinas reduz muito com o desgaste das velas de ignição”,
explica o consultor. Por esse motivo, quando detectados problemas nas
velas, deve-se aproveitar para examinar visualmente a bobina de ignição,
detectando possíveis trincas, rachaduras e oxidações no corpo das
bobinas.
Fonte: Imprensa NGK