Que o motor Twin Cam sairia de linha para dar lugar ao novo
Milwaukee-Eight, mais potente e com 4 válvulas por cilindro, não era
novidade. O que pegou o mundo do motociclismo de surpresa na noite de
ontem foi a apresentação nos Estados Unidos de uma família Softail maior
e amplamente revista, usando novo chassi e incorporando os modelos da
família Dyna.
Agora os oito modelos da família Softail passam a ser Fat Bob, Fat
Boy, Breakout, Low Rider, Street Bob, Deluxe, Slim e Heritage Classic.
Quatro terão variações com o motor maior de 114 polegadas cúbicas
(1.870cc) além do 107 (1.750cc), sempre refrigerados a óleo: Fat Bob,
Fat Boy, Breakout e Heritage Classic.
O motivo da incorporação das Dyna é para que todas passem a utilizar
um novo chassi tubular de aço que mantém o característico desenho
“limpo” das Softail, escondendo a suspensão traseira sob o banco para
que pareça uma rabo-duro; mas foi completamente redesenhado para ter o
peso reduzido em cerca de 16 kg (em média, o peso total de cada moto
ficou 14 kg menor), ser menos suscetível à torção e atuar com um
amortecedor (antes dois sob o assento das Softail e dois aparentes nas
laterais das Dyna). As suspensões também foram revistas, com garfo Showa
Dual Bending Valve e amortecedor que oferece compressão mais controlada
e curso maior.
São motos completamente novas, porque depois de chassi, suspensões e
motor ganharam reestilizações no design. A parte mais evidente está na
adoção de novos conjuntos de iluminação com amplo uso de LEDs, novas
rodas e escapamentos. Mais sutis são para-lamas, tanques, bancos e
outras pequenas partes destinadas a manter a identidade de cada modelo.
Entre todas sem dúvida chamam atenção a Fat Bob com um farol trapezoidal
no lugar da dupla de pequenos faróis redondos e a best-seller Fat Boy,
modernizada por uma capa de farol quase quadrada e as famosas rodas
sólidas maiores e reestilizadas com retângulos em baixo relevo nas
extremidades (18 polegadas com impressionantes pneus de 160 mm na
dianteira e 240 mm na traseira). Os dois modelos também tiveram as
mudanças mais radicais na traseira, eliminando a lanterna no para-lama
para ser integrada aos piscas como na Forty-Eight.
Fonte: www.revistaduasrodas.com.br