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sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Harley-Davidson amplia recall no Brasil por falha na embreagem

Electra Glide Ultra Limited e Street Glide Special estão envolvidas.
Problema agora afeta 438 unidades no total.

Harley-Davidson Street Glide e Electra Glide Ultra Limited (Foto: Rafael Miotto/G1)

 

A Harley-Davidson anunciou nesta quinta-feira (8) uma ampliação do recall dos modelos Electra Glide Ultra Limited e Street Glide Special, ambos da família Touring, por causa de uma falha na embreagem das motos.


Em julho, a fabricante havia convocado 323 unidades do ano/modelo 2016, com produção entre 2015 e 2016.

No entanto, a Harley-Davidson identificou outras 115 unidades com o problema, que agora afeta 438 no total. Veja abaixo a numeração não sequencial dos chassis envolvidos:

Electra Glide Ultra Limited
 
9321KELJ0GD605813 à 9321KELJ9GD679361
9321KELJXGD605799 à 9321KELJXGD677831


Street Glide Special
 
9321KRMJ0GD607289 à 9321KRMJ9GD682993
9321KRMJXGD605808 à 9321KRMJXGD683005


De acordo com a fabricante, bolhas de ar podem se formar dentro do cilindro mestre da embreagem, impedindo o desacoplamento da embreagem após longos períodos de inutilização.

Com isso, ao dar a partida, mesmo com o acionamento do pedal, a embreagem pode não ser desacoplada. Isso pode causar a queda do motociclista.

O tempo de reparo é estimado em 1 hora e 30 minutos, e deve ser agendado. A Harley-Davidson disponibiliza o telefone 0800-724-1188 para que clientes possam tirar dúvidas.

Importância do recall
 
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.

Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.

Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.

Um levantamento feito pelo G1 mostrou que mais da metade dos 2,82 milhões de veículos envolvidos em recall no ano passado não atenderam ao chamado até março de 2016.


 Fonte: g1.globo.com

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