O modelo foi tradicionalmente conhecido por ser poderosa e super resistente e nasceu para concorrer com o a DT 180 da Yamaha. Com design robusto a moto é equipada com motor 248cc, monocilíndrico, 4
tempos e refrigerado à ar, também foi a primeira motocicleta no país a
ter suspensão traseira monomola, conhecida com Pró-Link,
além de dupla saída de escapamento, descompressor automático no pedal
de partida, corrente autolubrificada, tanque em formato “vulcão” e
carenagem para enduro. De forma inusual para a época a moto contava com amortecimento feito sobre duas molas próprio para o uso em locais urbanos.
Podendo chegar a potência máxima a 22cv a 7.500 rpm suficiente para bons resultados, tanto no asfalto quanto na lama do off-road.
A moto ainda se mostra confortável com a posição correta para pilotar
no trânsito urbano intenso, por conta do assento a XL 250R não é a
melhor opção para quem quer fazer longas viagens, já que depois de um certo tempo no comando da moto a espuma do banco começa a ceder e se torna incômodo. Os freios são do tipo enduro (de tambor) consumindo apenas matade dos eixos traseiro e dianteiro, os pneus também mostram bom desempenho em estradas estrada, mesmo o modelo pertencendo a categoria trail.
A Honda XL 250R pode ser considerada um dinossauro do mundo duas rodas, por conta da alta resistência ela ainda é encontrada sendo pilotada por diversos fãs de motos até hoje.
Outras informações técnicas:
Motor
Motor: Monicilíndrico, 4 tempos, refrigerado à ar, duplo comando no cabeçote, 4 válvulas.
Cilindro: em aço com camisa de aço inclinado para frente.
Cilindrada: total de 248cc3, pistão de 74mm de diâmetro com 57,8mm de curso.
Taxa de compressão: 9,3 : 1.
Carburador: Carburador de fluxo horizontal com 28 mm de venturi.
Ignição: Sistema de ignição eletrônica, utiliza C.D.I. Fonte de carga
da bateria provém do magneto. Sistema de partida primária do motor à
pedal.
Lubrificação: Forçada por bomba tracoidal.
Filtro de ar: Espuma de poliuretano.
Transmissão
Sistema de redução primária: Por engrenagem.
Relação de redução primária: 2,379.
Sistema de redução secundária: Por corrente.
Relação de redução secundária: 44/14 (3,143).
Embreagem: Banhada a óleo.
Tipo de caixa de marchas: Engrenamento constante, 6 marchas à frente.
Sistema de operação: Operação com pedal do lado esquerdo.
Relação de redução primária: 2,379.
Sistema de redução secundária: Por corrente.
Relação de redução secundária: 44/14 (3,143).
Embreagem: Banhada a óleo.
Tipo de caixa de marchas: Engrenamento constante, 6 marchas à frente.
Sistema de operação: Operação com pedal do lado esquerdo.
Relação de transmissão:
1ª : 2,307
2ª: 2,111
3ª : 1,590
4ª: 1,280
5ª: 1,074
6ª: 0,931 (over drive)
fonte: bestriders