Para uma motocicleta a qualidade do óleo lubrificante é muito importante, pois na maioria dos casos não tem radiador e a quantidade óleo e muito pequena, além do que num motor de moto as rotações alcançadas são muito maiores do que num motor de carro. Mas não precisa usar o lubrificante recomendado no Manual do Proprietário, mas um com as mesmas especificações ou acima delas.
Porém devemos tomar cuidado com o uso sem critério do óleo sintético que teoricamente (para motos pequenas) seria o melhor. Não é não. Cada motor foi construído com folgas e usos específicos, mais velocidade mais forças uso misto, maior cilindrada, condicionantes estas que podem fazer diferença no uso do óleo.
Para uma moto 125 ou até 250, que se usa todo dia, não é recomendado o óleo Sintético, pois apesar de ser melhor, em comparação com o outro teoricamente, na pratica não é. O óleo sintético é produzido para uso num motor com folgas menores e ele vai queimar mais rápido, o nível do óleo no motor vai baixar e para completar você terá que comprar outro frasco (geralmente o sintético é muito mais caro) e aí, no final das contas, a quilometragem (teoricamente) maior vai por água abaixo com você gastando muito mais.
Então cada um na sua moto: siga as recomendações do fabricante, não quanto às marcas, mas quanto às especificações do lubrificante (use marcas reconhecidas para ter qualidade garantida - Shell, Lubrax, Castrol, Ipiranga, Repsol, Bardhal etc.).
Quanto às motos de alta potência, geralmente já vem indicado no Manual o uso do óleo sintético e nelas funciona direitinho, pois o motor dessas motos já foi construído para esta categoria de óleo lubrificante.
Porém devemos tomar cuidado com o uso sem critério do óleo sintético que teoricamente (para motos pequenas) seria o melhor. Não é não. Cada motor foi construído com folgas e usos específicos, mais velocidade mais forças uso misto, maior cilindrada, condicionantes estas que podem fazer diferença no uso do óleo.
Para uma moto 125 ou até 250, que se usa todo dia, não é recomendado o óleo Sintético, pois apesar de ser melhor, em comparação com o outro teoricamente, na pratica não é. O óleo sintético é produzido para uso num motor com folgas menores e ele vai queimar mais rápido, o nível do óleo no motor vai baixar e para completar você terá que comprar outro frasco (geralmente o sintético é muito mais caro) e aí, no final das contas, a quilometragem (teoricamente) maior vai por água abaixo com você gastando muito mais.
Então cada um na sua moto: siga as recomendações do fabricante, não quanto às marcas, mas quanto às especificações do lubrificante (use marcas reconhecidas para ter qualidade garantida - Shell, Lubrax, Castrol, Ipiranga, Repsol, Bardhal etc.).
Quanto às motos de alta potência, geralmente já vem indicado no Manual o uso do óleo sintético e nelas funciona direitinho, pois o motor dessas motos já foi construído para esta categoria de óleo lubrificante.
Uma dica importante: confira o nível de óleo regularmente e complete se estiver faltando, pois disso, dependerá a durabilidade do motor.
Fonte: ZC Jacaré - BH - www.jacaremoto.com.br