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O segredo para se conduzir um grupo grande é compreender (como Líder -
piloto que fica na frente de todos e "rege" o grupo inteiro) que todas
as motos são uma só. Isto é, o lider ao fazer uma ultrapassagem, pensa
em todos que estão logo atrás, ao se entrar para um posto de gasolina
e pedágio, por exemplo, idem. Como líder é preciso saber controlar a
ansiedade em se pilotar e o fazê-lo pensando em todo o grupo.
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A garupa é um personagem muito importante quando estamos rodando em
grupo, pois é ela(e) quem faz os sinais (de lombadas, sinalizar
presença de buracos, sinalizar virar à direita/esquerda, etc).
- Quando
se tem muitos buracos na estrada, é preciso tomar muito cuidado e mudar
a forma como o grupo roda, pois com buracos, fica difícil a condução do
grupo como um todo. Buracos faz com que não consigamos rodar em filas
alternadas, sendo necessário, conforme o caso, filas únicas ou
pilotagem individual. É uma questão de bom senso.
- Realização de Briefing
completo - resumo falado em voz alta, minutos antes da partida do grupo
para rodar junto na estrada, com todos os participantes, afim de deixar
todos conscientes e informados sobre todo o trajeto que o grupo irá
fazer, onde serão as paradas de abastecimento/lanches, local de chegada
no destino e comportamento na estrada. Os pontos mais relevantes de
abordagem de um briefing são:
a) Para onde vai o passeio/viagem;
b) Quais estradas serão utilizadas;
c) Qual o trajeto será feito quando se chegar ao destino (passeios, restaurante, hotel, etc);
d) Definição do líder (piloto/moto que vai na frente), quem vai ser o anjo (piloto/moto que será o último do grupo);
e) Verificar quais dos participantes do grupo são novatos (primeiro passeio no grupo) e dar orientação específica a esses;
f)
Aconselho sempre (em grupos grandes) a realizarem o encontro para um
passeio/viagem, sempre no 1o. posto de gasolina na estrada que será
realizado o passeio, porque assim, cada um vai individualmente e
melhora a logística de se sair de uma cidade, em grupos grandes de
motos, que é sempre complicado (devido aos carros, sinais, etc);
g)
Importante na volta do passeio, marcar um encontro (num posto de
gasolina próximo da cidade de retorno) afim de se realizar a despedida
de todos participantes, assim, não há aquela impressão que todos
sumiram e foram embora sem se despedirem. Dar-se um "fechamento" ao
passeio e todos se despedem;
h)
Particularmente, considero muito benéfico o uso de inter-comunicador
(rádio) para que o piloto tenha uma comunicação com a garupa, afim que
se tenha uma interação, e a garupa possa participar. Caso contrário,
principalmente em viagens mais distantes, a viagem fica muito cansativa
para a(o) garupa;
i)
O uso de inter-comunicador (rádio) entre o líder do grupo e o anjo
(último) também é muito benéfico a organização e informação desses
pilotos chaves na condução de um grupo de motociclistas. Não é um
utensílio obrigatório, mas certamente ajuda bastante;
j)
Nas paradas nos postos de abastecimento, é preciso ter dinheiro (em
espécie) para realizar o pagamento, pois se alguns começam a realizar o
pagamento com cartões, leva-se mais tempo para a operação e atrasa todo
o grupo. Se possível, avisar os postos de abastecimento com
antecedência, que irão parar diversas motos, afim que os postos se
preparem para receber simultaneamente dezenas de motos para
abastecimento;
k)
Quando um carro cruza o grupo, entra no meio do grupo e divide o mesmo,
é preciso ter paciência, não se incomodar com isso, e naturalmente,
certamente o carro sairá no meio do grupo e uma outra ele irá embora
e o grupo volta a ficar unido normalmente.
fonte: trecho de texto site http://osmotociclistas.multiply.com/journal/item/21