Viúva Negra: Produzida entre 1973 e 1993, a Yamaha RD350 marcou história, ficando conhecida como a Viúva Negra das pistas.
A Yamaha começou a produzir a série RD 350 entre 1973 e 1993. A sigla RD significa Road Developed (feita para disputas). No Brasil, a produção começou em 1986 com o modelo RD350LC.
Uma das mais reverenciadas motocicletas, a Yamaha RD 350 foi amada pelos fãs das motos esportivas. Ela nasceu da evolução dos modelos DS7 e R5 fabricados entre 1970 e 1972. A RD 350 foi marco da linha das motos RDs a partir de 1973, com 90cc, 135cc, 200cc, 250cc e 350cc, todas refrigeradas a ar. A RD 350 chegou ao Brasil em 1974, dois anos antes da proibição de importação de veículos no país.
A moto esportiva em foi lançada inicialmente nas cores vermelha e verde. O modelo também estreou o mecanismo Torque Induction, o qual veda o retorno da mistura ar/combustível/óleo 2 tempos para o carburador, proporcionando melhor torque em baixas rotações e economia de combustível. A moto apresentava freios a disco dianteiro com pastilhas de dupla ação, 6 marchas, além do bloco do motor que obteve novas tampas laterais com formato oval. A RD 350 vinha com um acessório fixado por baixo da mesa inferior, que funcionava como amortecedor de direção.
A alta potência do motor também exigia grande atenção e habilidade do piloto, já que era uma motocicleta de competição que rodava no ambiente urbano. Sua notável característica era a de ser uma motocicleta que atinge altas velocidades com extrema facilidade, porém, contava com a destreza do piloto para ser freada, o que lhe rendeu o apelido de Viúva Negra, apelido que é referência para os pilotos de todas as épocas. Era comum de ver-se disputas nas ruas contra modelos como a Honda CB 750, a “sete-galo” (galo corresponde ao número 50 no jogo do bicho), já que modelos como CB 500, a Suzuki GT 380 e outras motos de média cilindrada não proporcionavam potência à altura da RD 350. Na época, as concorrentes não tinham motocicletas páreas ao seu desempenho.
fonte: bestriders...