Fazendo minhas leituras na internet, encotrei no site revista motoclube, do amigo Maia, um motociclista chamado Ruiter Franco falando da sua procupação com o aumento de acidentes envolvendo motos, e o mesmo citou um trabalho do MOTO GRUPO
CBZEIROS - FACÇÃO RIO DE JANEIRO, que vou repassar agora na integra, e pedindo aos amigos motociclistas que leiam atentamente reflitam para que mais ninguem vire estatistica......
abraços a todos.
diretoria do Carcarás do ingá
:: UMA INICIATIVA DO MOTO GRUPO
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Prefácio.
Décadas de uma cultura de impunidade em relação aos crimes de trânsito deixaram os motoristas brasileiros acostumados a dirigir de qualquer jeito, sem prestar atenção às regras . Mas a estória agora deve mudar.
Com o novo Código de Trânsito Brasileiro, o
motorista mal educado pode ter surpresas desagradabilíssimas. Pode
até acabar na cadeia. A nova lei decidiu atacar os imprudentes
batendo onde lhes dói mais: no bolso.
O preço das multas subiu pra valer. Pode chegar a
900 UFIR, por exemplo, para quem negar socorro á vítima de acidentes
de trânsito.
A estratégia tem tudo pra funcionar. Além das
multas pecuniárias, o novo Código introduz um sistema de pontuação
cumulativo que castiga o mau motorista. É assim: cada infração
corresponde a um determinado número de pontos, conforme a gravidade.
O que falta então? Falta uma campanha que sacuda
a sociedade para o maior problema, que mata por dia mais que muitas
guerras espalhadas pelo mundo. Falta conscientizar a população de
seus deveres e de seus direito. Falta cobrar do poder público que
cumpra a sua parte, que saia debaixo da mesa e venha como autoridade
que é e tem, resolver ou acender a luz para que se enxergue de uma
vez por todas onde esta o problema. Este projeto é uma tentativa de
obter êxito e abrir os olhos do Brasil, é mais que hora de se
reverter os números.
Tema conhecido, problemas expostos e soluções
indicadas. Mas pouca coisa mudou. As estatísticas e a opinião
pública continuam apontando o dedo para os culpados por quase todos
os problemas e as mortes no trânsito: a motocicleta – veículo
perigoso – e o motociclista – mal educado.
As autoridades ainda demonstram pouco ou nenhum conhecimento sobre o
veículo e a forma de conduzí-lo. O resultado é uma mescla de ações
práticas que resultam vazias e que essencialmente, vão ao sentido
contrário do que seria o mais indicado: educar, fiscalizar e punir.
ACIDENTE.
Muitas são as definições de acidente e variam
segundo o enfoque: legal, prevencionista, ocupacional, estatístico,
previdenciário etc. Uma definição abrangente e genérica apresenta o
seguinte enunciado: ACIDENTE é um evento
indesejável e inesperado que produz desconforto, ferimentos, danos,
perdas humanas e ou materiais.
Um acidente pode mudar totalmente a rotina e a
vida de uma pessoa, modificar sua razão de viver ou colocar em risco
seus negócios e propriedades. Ao contrário do que muitas pessoas
imaginam o acidente não é obra do acaso e nem da falta de sorte.
Denomina-se SEGURANÇA,
a disciplina que congrega estudos e pesquisas visando eliminar ou
reduzir os efeitos de fatores perigosos que conduzem ao acidente.
Sob o ponto de vista dos especialistas em
Segurança, os acidentes são "causados" por fatores conhecidos,
previsíveis e controláveis.
Fatores determinantes do acidente.
Milhares podem ser as causas de um simples
acidente, entretanto todas elas podem ser agrupadas em duas
categorias.
As pessoas reconhecem com maior facilidade as
"condições inseguras", que os "atos inseguros". Um indivíduo ao
abalroar o veiculo que vai a sua frente, facilmente atribuirá a
causa do acidente a: defeito nos freios; parada brusca do veiculo
dianteiro; pista molhada etc. Este mesmo indivíduo terá muita
dificuldade em admitir que a causa foi um "ato inseguro" decorrente
de não ter mantido a mínima distância necessária, em relação ao
veiculo da frente, para uma parada de emergência. Estatisticamente
sabe-se que os "atos inseguros" são responsáveis por mais de 90% dos
acidentes das mais diversas naturezas.
Uma "condição insegura" normalmente é o resultado do "ato
inseguro" de alguém ao longo do desencadeamento do acidente. Ao se
derrapar com um veículo por trafegar com pneus que já ultrapassaram
a faixa critica de uso, é o resultado de uma "condição insegura"
criada pelo "ato inseguro" de se trafegar com pneus desgastados.
O ato inseguro normalmente decorre de situações
tais como:
- excesso de confiança.
- agir sem ter conhecimento especifico do que está fazendo .
- não valorizar medidas ou dispositivos de prevenção de acidentes .
- exceder limites de : maquinas, veículos ou do corpo humano .
- uso de veículos para fins de demonstração e não transporte .
- imprudência e negligencia .
- improvisações.
No Brasil os acidentes nas rodovias, são
causadores de milhares de mortos e feridos vindo a seguir acidentes
na construção civil e na industria. Nos países desenvolvidos,
medidas preventivas e de segurança de caráter individual ou
coletivo, são aplicadas e praticadas pela a maioria de seus
cidadãos, ao passo que nos países em desenvolvimento ainda são
largamente inexistentes ou ignoradas.
No Brasil a legislação apresenta alguns absurdos
como compensação monetária pela exposição ao risco (periculosidade,
insalubridade), fazendo com que empregados e empregadores concentrem
suas atenções no "custo" da exposição e não na eliminação da mesma.
Fatores limitantes da conscientização em
Segurança:
- baixa valorização da vida - a morte por acidente é tão freqüente, que consiste fato natural.
- legislação deficiente omissa, burocratizante e fiscalização inexistente ou corrupta .
- baixo nível cultural e alto nível de crença no inevitável e na comunicação com "mundo divino" .
- alto grau de confiança - nada vai dar errado e no final tudo dá certo .
- visão obtusa - usa o cinto de segurança apenas para evitar ser multado.
- baixo grau de expectativa - o indivíduo mora em uma favela e sobrevive diariamente a balas perdidas, como irá exigir um dispositivo de segurança para reparar uma janela a 100 metros de altura.
- baixo grau de planejamento - só sobra tempo para fazer o que dá dinheiro.
- falta de recursos monetários - os recurso são suficientes só para a gasolina, e não sobram para a manutenção do carro.
- governantes e órgãos responsáveis por segurança não possuem credibilidade - tradicionalmente demonstraram incompetência e baixo nível técnico.
- mentalidade empresarial obtusa - os recursos devem ser canalizados para atividades diretamente produtivas.
- mentalidade empresarial irresponsável - fica mais barato não fazer nada e gastar só quando algo acontecer.
Reconheça suas limitações: |
Não tente realizar um trabalho para o qual você não está qualificado. A falta de conhecimentos e o "jeitinho" podem trazer conseqüências lamentáveis.
Seu corpo também tem limitações, ele só pode
alcançar até determinada altura e levantar determinado peso.
Leia os manuais antes de operar alguma maquina.
Entenda a intenção do fabricante de determinado dispositivo e para
que e dentro de que limites foi projetado para atuar. Os manuais não
foram feitos para serem usados só em caso de dúvidas e sim permitir
a correta utilização de determinado dispositivo.
Use ferramentas apropriadas:
Cada ferramenta tem limitações e um propósito
específico de utilização. As ferramentas e maquinas têm uma maneira
inesperada e violenta de protestarem quando ao seu uso inadequado.
Use o método apropriado:
NÃO UTILIZE IMPROVISAÇÕES.
Siga regulamentos, sinalizações e instruções,
pois foram idealizadas para protegê-lo. Um sinal de "pare" pode
indicar que naquele local muitas pessoas já se acidentaram.
Use bom senso e moderação:
Existe uma grande diferença entre eficácia e
pressa. Um ritmo consistente e progressivo permitirá atingir os
objetivos a médio e longo prazo.
Haja e pense como "humano", não permita que o
instinto "bestial" prevaleça.
Seu novo carro/moto não lhe dá o direito de
desrespeitar as leis, sinalizações e o direito das outras pessoas.
Seu problema sexual, salarial, ou conjugal nada
tem a ver com a velocidade de seu veículo.
Valorize sua vida e a dos outros:
Provavelmente você encontrará boas razões para continuar vivo.
Diminuir a velocidade de seu carro/moto e aumentar o tempo de viagem
em 10 minutos lhe permitirá ouvir mais duas músicas. |
EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO
|
"A educação é o instrumento capaz de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito."
No Brasil, o trânsito faz o mesmo número de
vítimas todos os meses, índice de fatalidade quatro vezes maior ao
de países desenvolvidos.
Alto Custo para o País
O Brasil tem prejuízo anual de milhões de reias
com acidentes de trânsito. São custos com perdas em produção, custos
médicos, previdência social, custos legais, perdas materiais,
despesas com seguro e custos com emergências entre outros.
Excesso de Velocidade
No Rio de Janeiro 41% dos acidentes são causados
por excesso de velocidade. É o Estado onde essas infrações são mais
freqüentes, seguidos de São Paulo (28%) e Brasília (21%).
Os atropelamentos são responsáveis por 36% das
mortes nas estradas brasileiras. O pedestre só tem chance de
sobreviver se o veículo estiver a 30 km/h. Se o motorista estiver a
40 km/h, a chance de óbito vai para 15%. A 60 km/h, a chance de
morte cresce assustadoramente, vai para 70%. E, caso o pedestre seja
apanhado a 80 km/h, provavelmente não terá qualquer chance de
sobreviver.
Principais Causas de Acidentes
Álcool e Drogas
Metade das mortes no trânsito envolvem motoristas embriagados.
Mesmo em pequenas doses, o álcool prejudica a percepção de
velocidade e distância, pode causar dupla visão e incapacidade de
coordenação. A pessoa alcoolizada tende também a fixas os olhos em
movimento e não consegue observar tudo o que acontece no trânsito.
|
Direção
Defensiva
Direção defensiva é dirigir com objetivo de prevenir acidentes, atento às ações incorretas de outros motoristas e das possíveis condições adversas da pista e do tempo. Trata-se da prática de dirigir com segurança, reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito.
Educação
no Trânsito
Deve
ser promovida com palestras, blitz, cursos e projetos educacionais
para que os cidadãos tomem conhecimento das leis do
trânsito e das leis morais (o bom senso) que conduzem a vida
em uma sociedade organizada. O objetivo é a
mudança de comportamento desses cidadãos no que
diz respeito ao trânsito, ou seja, conhecendo melhor seus
deveres e direitos para que possam, assim, colocá-los em
prática.
.
- Conheça as leis do trânsito
- Use sempre cinto de segurança
- Conheça detalhadamente o veículo
- Mantenha seu veículo sempre em boas condições de funcionamento
- Faça a previsão da possibilidade de acidentes e seja capaz de evitá-los
- Tome decisões corretas com rapidez nas situações de perigo
- Não aceite desafios e provocações
- Não dirija cansado, sob efeito de álcool e drogas
- Veja e seja visto
- Não abuse de autoconfiança para não colocar a sua vida e nem a de outros em risco
Circulando
Quando você está circulando obviamente, você deve estar muito atento ao que acontece à sua frente, atento aos carros que precederão as ruas que você se aproxima, prováveis desvios, e se há estacionamento perto, deve prestar atenção a sinalização, se um semáforo fica vermelho, deve prestar atenção nos pedestres, skatista ou ciclista estes cruzam a sua frente muito rápido.
Mas tão ou mais importante que isso é o que está acontecendo atrás de você. Atrás é o lugar onde o maior perigo pode vir, primeiro, motocicleta não tem parachoque e em segundo, porque é inesperado.
Se
diante de congestionamento e de repente tudo para, você deve
estar
ciente do que vem por trás, para se necessário
poder sair do
caminho.
Cuidado
ao parar.
Quando você está em um semáforo, a primeira coisa é nunca fazer isso no meio de sua pista, mesmo se todos no mesmo semáforo, estão parados, na verdade, muito menos neste caso: se um carro fica confuso, ele não consegue ver o semaforo ou a luz do seu freio é tragédia na certa.
O melhor lugar é ficar entre pistas, caso ocorra um problema, certamente passará por você. Enquanto estiver parado, preste atenção nos retrovisores, bem como nos carros a sua volta. Na saída do semaforo, carros podem quinar e abarroar sua motocicleta, causando assim um sério acidente.
Pare sempre atrás da faixa, respeite o pedestre. Quando se pilota com atenção e defensivamente, você vai "no automático" e evitar muitos sustos e acidente.
Quando você está em um semáforo, a primeira coisa é nunca fazer isso no meio de sua pista, mesmo se todos no mesmo semáforo, estão parados, na verdade, muito menos neste caso: se um carro fica confuso, ele não consegue ver o semaforo ou a luz do seu freio é tragédia na certa.
O melhor lugar é ficar entre pistas, caso ocorra um problema, certamente passará por você. Enquanto estiver parado, preste atenção nos retrovisores, bem como nos carros a sua volta. Na saída do semaforo, carros podem quinar e abarroar sua motocicleta, causando assim um sério acidente.
Pare sempre atrás da faixa, respeite o pedestre. Quando se pilota com atenção e defensivamente, você vai "no automático" e evitar muitos sustos e acidente.
Lembre-se:
Compartilhamos os mesmos
caminhos.
Trânsito com
responsabilidade é dever de todos.
ACIDENTE: VOCÊ
TEM CULPA !!
fonte:http://www.cbzeiros-rj.com.br/campanha.htm