Mc carcarás do ingá

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itacoatiaras de ingá - PB

sábado, 19 de maio de 2012

ACIDENTE....você tem culpa !!!!


Fazendo minhas leituras na internet, encotrei no site revista motoclube, do amigo Maia, um  motociclista chamado Ruiter Franco falando da sua procupação com o aumento de acidentes envolvendo motos, e o mesmo citou um trabalho do MOTO GRUPO CBZEIROS - FACÇÃO RIO DE JANEIRO, que vou repassar agora na integra, e pedindo aos amigos motociclistas que leiam atentamente reflitam para que mais ninguem vire estatistica......

abraços a todos.

diretoria do Carcarás do ingá 

:: UMA INICIATIVA DO MOTO GRUPO CBZEIROS - FACÇÃO RIO DE JANEIRO - Copyright © 2011 :: 

Prefácio.
  
Décadas de uma cultura de impunidade em relação aos crimes de trânsito deixaram os motoristas brasileiros acostumados a dirigir de qualquer jeito, sem prestar atenção às regras . Mas a estória agora deve mudar. 

Com o novo Código de Trânsito Brasileiro, o motorista mal educado pode ter surpresas desagradabilíssimas. Pode até acabar na cadeia. A nova lei decidiu atacar os imprudentes batendo onde lhes dói mais: no bolso. 

O preço das multas subiu pra valer. Pode chegar a 900 UFIR, por exemplo, para quem negar socorro á vítima de acidentes de trânsito. 
A estratégia tem tudo pra funcionar. Além das multas pecuniárias, o novo Código introduz um sistema de pontuação cumulativo que castiga o mau motorista. É assim: cada infração corresponde a um determinado número de pontos, conforme a gravidade. 
O que falta então? Falta uma campanha que sacuda a sociedade para o maior problema, que mata por dia mais que muitas guerras espalhadas pelo mundo. Falta conscientizar a população de seus deveres e de seus direito. Falta cobrar do poder público que cumpra a sua parte, que saia debaixo da mesa e venha como autoridade que é e tem, resolver ou acender a luz para que se enxergue de uma vez por todas onde esta o problema. Este projeto é uma tentativa de obter êxito e abrir os olhos do Brasil, é mais que hora de se reverter os números.
Tema conhecido, problemas expostos e soluções indicadas. Mas pouca coisa mudou. As estatísticas e a opinião pública continuam apontando o dedo para os culpados por quase todos os problemas e as mortes no trânsito: a motocicleta – veículo perigoso – e o motociclista – mal educado. 

As autoridades ainda demonstram pouco ou nenhum conhecimento sobre o veículo e a forma de conduzí-lo. O resultado é uma mescla de ações práticas que resultam vazias e que essencialmente, vão ao sentido contrário do que seria o mais indicado: educar, fiscalizar e punir. 
ACIDENTE.

Muitas são as definições de acidente e variam segundo o enfoque: legal, prevencionista, ocupacional, estatístico, previdenciário etc. Uma definição abrangente e genérica apresenta o seguinte enunciado: ACIDENTE é um evento indesejável e inesperado que produz desconforto, ferimentos, danos, perdas humanas e ou materiais.

Um acidente pode mudar totalmente a rotina e a vida de uma pessoa, modificar sua razão de viver ou colocar em risco seus negócios e propriedades. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam o acidente não é obra do acaso e nem da falta de sorte.
Denomina-se SEGURANÇA, a disciplina que congrega estudos e pesquisas visando eliminar ou reduzir os efeitos de fatores perigosos que conduzem ao acidente. 
Sob o ponto de vista dos especialistas em Segurança, os acidentes são "causados" por fatores conhecidos, previsíveis e controláveis
Fatores determinantes do acidente.
Milhares podem ser as causas de um simples acidente, entretanto todas elas podem ser agrupadas em duas categorias.

  • Condição Insegura
  • Ato Inseguro 


  • As pessoas reconhecem com maior facilidade as "condições inseguras", que os "atos inseguros". Um indivíduo ao abalroar o veiculo que vai a sua frente, facilmente atribuirá a causa do acidente a: defeito nos freios; parada brusca do veiculo dianteiro; pista molhada etc. Este mesmo indivíduo terá muita dificuldade em admitir que a causa foi um "ato inseguro" decorrente de não ter mantido a mínima distância necessária, em relação ao veiculo da frente, para uma parada de emergência. Estatisticamente sabe-se que os "atos inseguros" são responsáveis por mais de 90% dos acidentes das mais diversas naturezas.
    Uma "condição insegura" normalmente é o resultado do "ato inseguro" de alguém ao longo do desencadeamento do acidente. Ao se derrapar com um veículo por trafegar com pneus que já ultrapassaram a faixa critica de uso, é o resultado de uma "condição insegura" criada pelo "ato inseguro" de se trafegar com pneus desgastados. 

    O ato inseguro normalmente decorre de situações tais como:
    1. excesso de confiança.
    2. agir sem ter conhecimento especifico do que está fazendo .
    3. não valorizar medidas ou dispositivos de prevenção de acidentes .
    4. exceder limites de : maquinas, veículos ou do corpo humano .
    5. uso de veículos para fins de demonstração e não transporte .
    6. imprudência e negligencia .
    7. improvisações.
    No Brasil os acidentes nas rodovias, são causadores de milhares de mortos e feridos vindo a seguir acidentes na construção civil e na industria. Nos países desenvolvidos, medidas preventivas e de segurança de caráter individual ou coletivo, são aplicadas e praticadas pela a maioria de seus cidadãos, ao passo que nos países em desenvolvimento ainda são largamente inexistentes ou ignoradas.
    No Brasil a legislação apresenta alguns absurdos como compensação monetária pela exposição ao risco (periculosidade, insalubridade), fazendo com que empregados e empregadores concentrem suas atenções no "custo" da exposição e não na eliminação da mesma. 
    Fatores limitantes da conscientização em Segurança:
    1. baixa valorização da vida - a morte por acidente é tão freqüente, que consiste fato natural.
    2. legislação deficiente omissa, burocratizante e fiscalização inexistente ou corrupta .
    3. baixo nível cultural e alto nível de crença no inevitável e na comunicação com "mundo divino" .
    4. alto grau de confiança - nada vai dar errado e no final tudo dá certo .
    5. visão obtusa - usa o cinto de segurança apenas para evitar ser multado.
    6. baixo grau de expectativa - o indivíduo mora em uma favela e sobrevive diariamente a balas perdidas, como irá exigir um dispositivo de segurança para reparar uma janela a 100 metros de altura.
    7. baixo grau de planejamento - só sobra tempo para fazer o que dá dinheiro.
    8. falta de recursos monetários - os recurso são suficientes só para a gasolina, e não sobram para a manutenção do carro.
    9. governantes e órgãos responsáveis por segurança não possuem credibilidade - tradicionalmente demonstraram incompetência e baixo nível técnico.
    10. mentalidade empresarial obtusa - os recursos devem ser canalizados para atividades diretamente produtivas.
    11. mentalidade empresarial irresponsável - fica mais barato não fazer nada e gastar só quando algo acontecer. 

    Reconheça suas limitações:


    Não tente realizar um trabalho para o qual você não está qualificado. A falta de conhecimentos e o "jeitinho" podem trazer conseqüências lamentáveis. 

    Seu corpo também tem limitações, ele só pode alcançar até determinada altura e levantar determinado peso. 

    Leia os manuais antes de operar alguma maquina. Entenda a intenção do fabricante de determinado dispositivo e para que e dentro de que limites foi projetado para atuar. Os manuais não foram feitos para serem usados só em caso de dúvidas e sim permitir a correta utilização de determinado dispositivo. 

    Use ferramentas apropriadas:
    Cada ferramenta tem limitações e um propósito específico de utilização. As ferramentas e maquinas têm uma maneira inesperada e violenta de protestarem quando ao seu uso inadequado. 

    Use o método apropriado:
    NÃO UTILIZE IMPROVISAÇÕES.
    Siga regulamentos, sinalizações e instruções, pois foram idealizadas para protegê-lo. Um sinal de "pare" pode indicar que naquele local muitas pessoas já se acidentaram.

    Use bom senso e moderação:
    Existe uma grande diferença entre eficácia e pressa. Um ritmo consistente e progressivo permitirá atingir os objetivos a médio e longo prazo.
    Haja e pense como "humano", não permita que o instinto "bestial" prevaleça.
    Seu novo carro/moto não lhe dá o direito de desrespeitar as leis, sinalizações e o direito das outras pessoas.
    Seu problema sexual, salarial, ou conjugal nada tem a ver com a velocidade de seu veículo. 

    Valorize sua vida e a dos outros:
    Provavelmente você encontrará boas razões para continuar vivo. Diminuir a velocidade de seu carro/moto e aumentar o tempo de viagem em 10 minutos lhe permitirá ouvir mais duas músicas.

    EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO


    "A educação é o instrumento capaz de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito."

    No Brasil, o trânsito faz o mesmo número de vítimas todos os meses, índice de fatalidade quatro vezes maior ao de países desenvolvidos. 


    Alto Custo para o País
    O Brasil tem prejuízo anual de milhões de reias com acidentes de trânsito. São custos com perdas em produção, custos médicos, previdência social, custos legais, perdas materiais, despesas com seguro e custos com emergências entre outros. 

    Excesso de Velocidade
    No Rio de Janeiro 41% dos acidentes são causados por excesso de velocidade. É o Estado onde essas infrações são mais freqüentes, seguidos de São Paulo (28%) e Brasília (21%).
    Os atropelamentos são responsáveis por 36% das mortes nas estradas brasileiras. O pedestre só tem chance de sobreviver se o veículo estiver a 30 km/h. Se o motorista estiver a 40 km/h, a chance de óbito vai para 15%. A 60 km/h, a chance de morte cresce assustadoramente, vai para 70%. E, caso o pedestre seja apanhado a 80 km/h, provavelmente não terá qualquer chance de sobreviver.
    1. 64% dos acidentes são causados por falhas humanas.
    2. 30% tem origem em problemas mecânicos.
    3. Apenas 6% são conseqüência de má conservação de via.
    Principais Causas de Acidentes




  • Dirigir sob efeito de álcool e substâncias entorpecentes,
  • Trafegar em velocidade inadequada,
  • Inexperiência e falta de conhecimento,
  • Falta de atenção e falha de observação.


  • Álcool e Drogas
    Metade das mortes no trânsito envolvem motoristas embriagados. Mesmo em pequenas doses, o álcool prejudica a percepção de velocidade e distância, pode causar dupla visão e incapacidade de coordenação. A pessoa alcoolizada tende também a fixas os olhos em movimento e não consegue observar tudo o que acontece no trânsito.

    Direção Defensiva

    Direção defensiva é dirigir com objetivo de prevenir acidentes, atento às ações incorretas de outros motoristas e das possíveis condições adversas da pista e do tempo. Trata-se da prática de dirigir com segurança, reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito. 

    Educação no Trânsito
    Deve ser promovida com palestras, blitz, cursos e projetos educacionais para que os cidadãos tomem conhecimento das leis do trânsito e das leis morais (o bom senso) que conduzem a vida em uma sociedade organizada. O objetivo é a mudança de comportamento desses cidadãos no que diz respeito ao trânsito, ou seja, conhecendo melhor seus deveres e direitos para que possam, assim, colocá-los em prática.
    .
    1. Conheça as leis do trânsito
    2. Use sempre cinto de segurança
    3. Conheça detalhadamente o veículo
    4. Mantenha seu veículo sempre em boas condições de funcionamento
    5. Faça a previsão da possibilidade de acidentes e seja capaz de evitá-los
    6. Tome decisões corretas com rapidez nas situações de perigo
    7. Não aceite desafios e provocações
    8. Não dirija cansado, sob efeito de álcool e drogas
    9. Veja e seja visto
    10. Não abuse de autoconfiança para não colocar a sua vida e nem a de outros em risco 

      Circulando

    Quando você está circulando obviamente, você deve estar muito atento ao que acontece à sua frente, atento aos carros que precederão as ruas que você se aproxima, prováveis desvios, e se há estacionamento perto, deve prestar atenção a sinalização, se um semáforo fica vermelho, deve prestar atenção nos pedestres, skatista ou ciclista estes cruzam a sua frente muito rápido.

    Mas tão ou mais importante que isso é o que está acontecendo atrás de você. Atrás é o lugar onde o maior perigo pode vir, primeiro, motocicleta não tem parachoque e em segundo, porque é inesperado.
    Se diante de congestionamento e de repente tudo para, você deve estar ciente do que vem por trás, para se necessário poder sair do caminho.
    Cuidado ao parar.

    Quando você está em um semáforo, a primeira coisa é nunca fazer isso no meio de sua pista, mesmo se todos no mesmo semáforo, estão parados, na verdade, muito menos neste caso: se um carro fica confuso, ele não consegue ver o semaforo ou a luz do seu freio é tragédia na certa.

    O melhor lugar é ficar entre pistas, caso ocorra um problema, certamente passará por você. Enquanto estiver parado, preste atenção nos retrovisores, bem como nos carros a sua volta. Na saída do semaforo, carros podem quinar e abarroar sua motocicleta, causando assim um sério acidente.

    Pare sempre atrás da faixa, respeite o pedestre. Quando se pilota com atenção e defensivamente, você vai "no automático" e evitar muitos sustos e acidente.

    Lembre-se:
    Compartilhamos os mesmos caminhos.
    Trânsito com responsabilidade é dever de todos.
    ACIDENTE: VOCÊ TEM CULPA !!

     fonte:http://www.cbzeiros-rj.com.br/campanha.htm

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