A Yamaha Motor da Amazônia está
convocando os proprietários das motocicletas MT-09, modelo 2015 e 2016,
para o agendamento em uma concessionária autorizada para verificação
gratuita da coroa da roda traseira. Caso seja constatado que a peça faz
parte de um dos lotes defeituosos, será realizada a substituição da
transmissão secundária da motocicleta sem custo para o proprietário da
moto.
Segundo comunicado de recall da Yamaha,
devem agendar a vistoria em uma concessionária da marca japonesa as
motocicletas MT09A, modelo 2015 e 2016, com numeração de chassis entre
9C6RN3520F0000101 e 9C6RN3520G0001420.
A fabricante dos três diapasões informa
que o recall foi anunciado para a MT-09 em razão de uma inconformidade
no tratamento térmico da referida peça, pode ocorrer a sua ruptura com a
motocicleta em movimento, cujo fragmento desprendido poderá atingir o
condutor, passageiro ou terceiros, com risco de acidente e lesões.
O informe da Yamaha diz que o tempo
médio de atendimento na concessionária é de cerca de 1 hora. Para
informações adicionais, basta consultar o site yamaha-motor.com.br ou
entrar em contato pelo telefone 0800774 3738, no horário comercial.
Com base no Código de Defesa do
Consumidor, o Procon de São Paulo ressalta que a legislação estabelece,
em seu artigo 10, que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de
consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto
grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços
que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver
conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato
imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante
anúncios publicitários."
Outra questão importante, que deve ser
observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de
que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e
repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais
de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo
gratuito.
Os consumidores que já passaram por
algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio
do judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente
sofridos.
Foto: Yamaha/Divulgação
Fonte: www.moto.com.br