Depois de cinco anos de atividades no
Brasil, Royal Enfield, lendária marca britânica de motocicletas, deixará
de comercializar seus modelos no país.
De acordo com o comunicado oficial da
representante da marca por aqui, a parceria entre a Família Avatar/Royal
Enfield Brasil e a fabricante indiana foi encerrada por conta de
desentendimentos em relação à postura da fábrica indiana, que não foi
compatível com os padrões éticos, morais e comerciais esperados pelos
representantes e clientes brasileiros.
A centenária fabricante inglesa Royal
Enfield produziu suas motocicletas em território britânico de 1901 a
meados da década de 1970, mas dificuldades econômicas levaram a
companhia a estabelecer novas parcerias e a produção acabou sendo
transferida para a Índia, em Chennai.
É mais uma fabricante que fecha as portas no Brasil em 2015. No primeiro semestre do ano a Bramont, controlada pelo grupo chileno Gildemeister, encerrou as atividades de sua
fábrica no Polo Industrial de Manaus (AM), onde eram produzidos os
veículos utilitários da marca indiana Mahindra e as motos italianas
Benelli.
Confira abaixo o COMUNICADO OFICIAL AVATAR / ROYAL ENFIELD BRASIL na íntegra:
Prezados colaboradores e amigos motociclistas,
É com grande desaponto e tristeza que anunciamos o término da nossa parceira com a indiana, Royal Enfield.
Após 05 anos de dedicação, intensos e
exaustivos trabalhos para firmarmos a marca no Brasil, infelizmente a
postura da fábrica indiana para conosco e, consequentemente, com nossos
clientes, não foi compatível com os padrões éticos e comerciais
esperados.
Antes de sermos uma "empresa", somos motociclistas e bem sabemos do que carece a nossa comunidade.
Sendo assim, entendemos todos os
sentimentos que envolvem a aquisição de uma motocicleta clássica e a
satisfação em adquirir um sonho em duas rodas.
Nesses anos, não apenas “recriamos”
uma marca esquecida no tempo, mas procuramos satisfazer anseios e
compartilhar momentos especiais cultivando relacionamentos,
compartilhando das mesmas paixões e fazendo novos e bons amigos.
Dentre outras fundamentais conquistas que obtivemos em favor da indiana Royal Enfield, mencionamos:
1) A criação de website e blog, gerando mais de 320.000 visitas e aproximadamente 15.000 consultas.
2) A nomeação de uma rede com 16 revendas, todas apoiadas por nós com estoques em consignação.
3) Devido às conquistas acima
listadas conseguimos o registro de preços das motocicletas Royal Enfield
nas Tabelas FIPE e MOLICAR.
4) Obtivemos aprovação de linhas de
crédito ao consumidor, bem como seguro junto às principais instituições
bancárias e seguradoras.
5) Participamos de exposições, salões especializados e road shows.
6) Geramos mais de 90 reportagens nas principais revistas, jornais e televisão.
7) Fizemos testes e avaliações técnicas em dois modelos “rodando” 18.000 km pelo Brasil afora.
8) Mantivemos toda uma estrutura fabril em Manaus-AM por mais de 2 anos, aguardando kits CKD para montagem local.
9) Mantivemos importante estoque de peças de reposição, bem como primorosas e experientes equipes técnicas e comerciais.
10) Assessoramos todo o processo de
homologação da planta perante o Ibama e Denatran, bem como assessoramos a
aprovação de projeto de incentivos fiscais perante o SUFRAMA.
11) Recebemos 8 visitas dos dirigentes indianos no Brasil e estivemos 4 vezes na Índia.
12) Alocamos 5 motocicletas para test drives.
13) Cedemos 2 motocicletas para testes laboratoriais de homologação, durante um ano e meio.
14) Colocamos programação mensal de pedidos por 12 meses.
Lamentavelmente, jamais tivemos respostas minimamente condizentes com as práticas comerciais e éticas normais.
Tampouco obtivemos o fornecimento das nossas encomendas para atendimento de nossas revendas e clientes.
Infelizmente, imperioso destacar que
o tratamento gerencial dispensado à nós motociclistas, brasileiros,
empresários, investidores e interessados em geral, mostrou-se
incompatível com os padrões éticos, morais e comerciais minimamente
esperados de uma empresa que propõe-se a levar uma marca secular além
dos seus limites territoriais domésticos.
A todos que acreditaram no nosso
trabalho e "sonharam" juntamente conosco, informamos que nossa maior
preocupação sempre foi a longevidade, seja das nossas relações pessoais
como das motocicletas que motivaram nossa amizade.
Priorizando o pós venda, acumulamos um grande estoque de peças de reposição originais R.E.
Tanto as peças de reposição em
questão, quanto o estoque remanescente de motos encontram-se disponíveis
para pronta entrega e poderão ser adquiridas a qualquer momento através
do e-mail: pecas@royalenfieldbrasil.com.br.
Agradecemos a todos pela
oportunidade e pela confiança em nós depositada durante esses belos anos
de implantação da marca Royal Enfield no Brasil, algo que temos a
consciência tranquila em dizer:
Missão honrosamente cumprida!
Baixamos as cortinas e apagamos as
luzes do espetáculo, com a certeza do ter oferecido à Royal Enfield
muito mais do que o dever.
Nos encontraremos pelas "estradas da vida"...
Um grande e fraternal abraço de toda equipe Família Avatar / Royal Enfield Brasil.
Fotos: Divulgação
Fonte: www.moto.com.br