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quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Clássica: Yamaha DT 180. A primeira opção off-road no Brasil.....


Até a década de 80, os pilotos apaixonados por trilha não tinham uma opção no mercado brasileiro que atendesse a necessidade de suas aventuras. O que havia a disposição, eram motos como a antiga  Yamaha TT 125, que embora fosse projetada para andar fora das estradas, como também a Honda FS 125, tinham suas limitações quanto ao uso mais radical – seus motores, quadro e suspensões eram baseados nos modelos urbanos produzidos no país.
A Yamaha, em 1981, lançou a DT180, um modelo com todo potencial off-road, apto para trilhas e esportistas. Era o único modelo trail  do Brasil, possuía suspensão traseira mono-amortecida tipo monocross, o que representou progresso frente a antiga TT 125. Seu escapamento alto era seguro contra entrada de água e terra, pois passava acima do motor. A Yamaha DT 180 possuía um motor de 176,4cc de 2 tempos, um ótimo torque, com potência de 16,6cv à 7.000rpm.  A DT 180 foi lançada com Torque Induction, que proporcionava em baixa rotação o aumento do torque e sensível redução de combustível. Seu design era esbelto, sendo a DT 180 vanguarda em sua caracterização como motocicleta moderna e radical. Seus faróis eram redondos, os pára-lamas eram distantes da roda. O guidão  alto, possibilitando confortável posição de pilotar e ótimo controle da leve moto de 102 Kg.


A versão DT 180 Super foi lançada em 1983, com aprimoramentos como: caixa de câmbio de 5 velocidades; tubos da balança retangulares muito mais resistentes a torções, que  facilitavam o acesso ao amortecedor; banco vermelho e grafismo diferenciado. A DT 180 continuava disponível em catálogo e a DT 180 Super custava cerca de 7,7% a mais que a primeira . Em 1984, a Yamaha lança a DT180L,  que contava com sistema elétrico de 12 v e um novo grafismo.
Em 1985, a Yamaha realizou uma reformulação no modelo:  o tanque foi concebido no formato vulcão, aumentando sua capacidade de 10 litros para 13 litros. O banco avançava em direção ao tanque, o farol se tornava retangular, o painel também retangular com carenagem. A possuía pára-lamas mais largos e novas tampas laterais. Esse design caracterizou a moto até o  final de sua produção, em 1997.


 A Yamaha DT180 foi invicta no segmento off-road até no ano de 1982 quando foi lançado pela Honda o modelo XL 250 R, que passou a concorrer frontalmente. É importante ressaltar que a Yamaha DT180 em todas as suas versões sempre foi vista como ideal para iniciantes off-road. Sua mecânica era simples, uma moto de manutenção barata , leve e preparada. 

fonte: bestriders.

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