Até a década de 80, os pilotos apaixonados por trilha
não tinham uma opção no mercado brasileiro que atendesse a necessidade
de suas aventuras. O que havia a disposição, eram motos como a antiga Yamaha TT 125, que embora fosse projetada para andar fora das estradas, como também a Honda FS 125, tinham suas limitações quanto ao uso mais radical – seus motores, quadro e suspensões eram baseados nos modelos urbanos produzidos no país.
A Yamaha, em 1981, lançou a DT180, um modelo com todo potencial off-road, apto para trilhas e esportistas. Era o único modelo trail do Brasil, possuía suspensão traseira mono-amortecida tipo monocross,
o que representou progresso frente a antiga TT 125. Seu escapamento
alto era seguro contra entrada de água e terra, pois passava acima do
motor. A Yamaha DT 180 possuía um motor de 176,4cc de 2 tempos, um ótimo torque, com potência de 16,6cv à 7.000rpm. A DT 180 foi lançada com Torque Induction, que proporcionava em baixa rotação o aumento do torque e sensível redução de combustível. Seu design era esbelto, sendo a DT 180
vanguarda em sua caracterização como motocicleta moderna e radical.
Seus faróis eram redondos, os pára-lamas eram distantes da roda. O
guidão alto, possibilitando confortável posição de pilotar e ótimo
controle da leve moto de 102 Kg.
A versão DT 180 Super foi lançada em 1983,
com aprimoramentos como: caixa de câmbio de 5 velocidades; tubos da
balança retangulares muito mais resistentes a torções, que facilitavam o
acesso ao amortecedor; banco vermelho e grafismo diferenciado. A DT 180 continuava disponível em catálogo e a DT 180 Super custava cerca de 7,7% a mais que a primeira . Em 1984, a Yamaha lança a DT180L, que contava com sistema elétrico de 12 v e um novo grafismo.
Em 1985, a Yamaha realizou uma
reformulação no modelo: o tanque foi concebido no formato vulcão,
aumentando sua capacidade de 10 litros para 13 litros. O banco avançava
em direção ao tanque, o farol se tornava retangular, o painel também
retangular com carenagem. A possuía pára-lamas mais largos e novas
tampas laterais. Esse design caracterizou a moto até o final de sua
produção, em 1997.
A Yamaha DT180 foi invicta no segmento off-road até no ano de 1982 quando foi lançado pela Honda o modelo XL 250 R, que passou a concorrer frontalmente. É importante ressaltar que a Yamaha DT180
em todas as suas versões sempre foi vista como ideal para iniciantes
off-road. Sua mecânica era simples, uma moto de manutenção barata , leve
e preparada.
fonte: bestriders.